substantivo masculino Saldo positivo de uma conta que, num mesmo período de tempo ou geralmente durante um mês, recebe mais créditos (+) que débitos (-): se houver saldo credor, ele será transferido para o mês ou para o próximo período de apuração.
Lembrando, o Ativo é composto das contas de saldo devedor e o Passivo das contas com saldo credor. O Patrimônio Líquido positivo é sempre creditado e o seu saldo é sempre credor, e o Patrimônio Líquido negativo, sempre debitado, seu saldo sempre devedor.
Isso significa que, num balanço patrimonial, balancete de verificação, ou razão analítico, o saldo sem indicação de sinal de contas do passivo, ou de qualquer de suas contas que tem natureza credora, é credor. A ideia inversa se aplica ao Ativo que tem predominantemente a natureza devedora estável.
A Reserva Legal é uma das contas de reserva da contabilidade da empresa e é feita para guardar parte do patrimônio do negócio de maneira obrigatória. A proporção a reservar, segundo a lei, é de 5% do lucro líquido do período, até que o valor acumulado nesta conta seja de 20% do Capital Social.
Qual deve ser o tamanho da reserva legal?
1º A servidão ambiental não se aplica às áreas de preservação permanente e de reserva legal. 2º A limitação ao uso ou exploração da vegetação da área sob servidão instituída em relação aos recursos florestais deve ser, no mínimo, a mesma estabelecida para a reserva legal.
A área de Reserva Legal deverá ser registrada no órgão ambiental competente por meio de inscrição no CAR de que trata o art. 29, sendo vedada a alteração de sua destinação, nos casos de transmissão, a qualquer título, ou de desmembramento, com as exceções previstas nesta Lei.