Desconcentração significa a distribuição interna de competências de um ente federativo, criando, para tanto, órgãos específicos para o exercício de dada competência.
Descentralizar é afastar do centro. Trata-se da distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica. ... Descentralização administrativa: É a circunstância na qual um ente central empresta atribuições a órgãos periféricos ou locais dotados de personalidade jurídica.
Desconcentração Administrativa consiste na criação de órgãos – desprovidos de personalidade jurídica – feita pela Administração Pública direta, a fim de desconcentrar as competências, dando maior força ao Princípio da Eficiência.
A atividade administrativa pode ser prestada de duas formas, uma é a centralizada, pela qual o serviço é prestado pela Administração Direta, e a outra é a descentralizada, em que o a prestação é deslocada para outras Pessoas Jurídicas.
Desconcentrar pode assumir o significado de retirar a concentração intelectual ou reduzir a concentração de moléculas ou elementos. Descentralizar tem mais o sentido de retirar características ou qualidades do centro, dispersando-as pela periferia.
Desconcentração industrial é o nome dado ao processo que se caracteriza tanto pela diminuição do ritmo de crescimento da indústria nos grandes centros urbanos como pelo aumento do número de empresas que preferem transferir suas atividades, instalando novas unidades de produção em cidades menores, geralmente ...
388) essa desconcentração industrial é a perda de importância relativa da indústria em regiões tradicionais em detrimento do desenvolvimento de outros locais com rápido crescimento econômico. Parte da concentração industrial no Brasil se deve às diferenças entre as regiões.
Resposta. Existem vários fatores como por exemplo a guerra fiscal entre os estados, os salários mais baixos das regiões menos desenvolvidas, a proximidade de fonte de matérias primas, dependendo da indústria a proximidade de uma usina de geração de energia(por ficar mais barato).
Em termos simples, a desconcentração industrial é o fenômeno em que um grande número de empresas deixa algum complexo industrial (em cidades grandes) e vai se instalar em outras cidades, geralmente de pequeno porte.
Resposta. incentivar as indústrias a se instalarem em uma/sua cidade ou estado.
O processo de concentração industrial do Brasil ocorreu com o desenvolvimento da política de substituição de importações, assumida de maneira mais proeminente durante o Governo Vargas, após os eventos relativos à Crise de 1929 e o consequente declínio da economia cafeeira.
São exemplos de indústrias que, no processo de desconcentração industrial, privilegiaram sua localização em alguns países periféricos da Ásia e América Latina, EXCETO: a) indústrias de base, como as siderúrgicas, m etalúrgicas ou petroquím icas, pelas vantagens locacionais oferecidas próximo às áreas produtoras das ...
Porque ela já disponibilizava de transportes, que era advindo da indústria cafeeira de outros carnavais.. Como São Paulo tinha um suporte mais evoluído, as indústrias se concentraram mais nessa região, pois era mais fácil exportar e importar mercadoria, já que São Paulo disponibilizava de transporte ferroviário.
Olá, De forma mundial: As indústrias estão imigrando para países em desenvolvimento, visto que esses países oferecem uma menor carga tributária e a mão de obra neles encontrada é muito mais barata do que nos países desenvolvidos.
Principais setores industriais: alimentos e bebidas, produtos químicos, veículos, combustíveis, produtos metalúrgicos básicos, máquinas e equipamentos, produtos de plástico e borracha, eletrônicos e produtos de papel e celulose.
Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral. Indústrias de equipamentos – são responsáveis pela transformação de bens naturais ou semimanufaturados para a estruturação das indústrias de bens intermediários e de bens de consumo. Exemplos: siderurgia, petroquímica, etc.
Os parques industriais geralmente contêm uma série de serviços comuns, como por exemplo: abastecimento de energia eléctrica, abastecimento de água com diversos tipos de tratamento (potável, para caldeiras, para arrefecimento), serviço de vigilância, recepcionismo, tratamento de águas residuais, e modernos sistemas de ...
O atual momento da industrialização do Brasil vem se manifestando desde o final da Segunda Guerra Mundial, quando a política de substituição de importações foi deixada de lado em benefício dos estímulos para a entrada de capital estrangeiro, com a instalação das empresas multinacionais no país.
Atualmente o país vive um forte crescimento e desenvolvimento industrial, motivado e influenciado pelo capital externo e pelas multinacionais instaladas em nosso território. Há um forte desenvolvimento industrial nos diversos tipos de indústrias, desde a indústria de base até as indústrias de alta tecnologia.
o capital privado nacional direcionado às indústrias de bens de consumo não durávei; o capital internacional, com investimentos na produção de bens duráveis; grande desenvolvimento das áreas urbanas: enquanto foram escassos os investimentos nas áreas rurais.
Das maiores indústrias brasileiras em valores de vendas, destacam-se as dos setores de energia, mineração, química, automotiva e de bens de consumo, como dos segmentos alimentícios e de bebida.
As 10 maiores indústrias do Brasil
Resposta. Setor automobilístico, petroquímico, alimentar, têxtil, soja, etc.
Tanto empresas de natureza estrangeira quanto nacional produzem diversos itens em território brasileiro. Dentre esses produtos estão bebidas, alimentos, tecnologias e produtos têxteis, como roupas e calçados.