O Pantanal é um bioma que abrange quase 2% do território brasileiro, com uma área total de cerca de 250 mil km². É conhecido por ser a maior área inundável do planeta e ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.
Peixes: piranha, pacu, pintado, dourado, cachara, curimbatá, piraputanga, jaú e piau, entre outros; Répteis: jacaré, sucuri, jiboia, cobra-d'água, camaleão, calango-verde, jabuti, cágado etc. Os jacarés exercem um papel fundamental em relação à regulação da quantidade de peixes no Pantanal.
não existe nem uma girafa no pantanal mato-grossense!
Devido as suas características ambientais, o Pantanal é o habitat de uma grande variedade de espécies animais. Foram registrados na região 263 espécies de peixes, 122 de mamíferos, 93 de répteis, 656 de aves e 1.
De modo geral pode-se dizer que, dentre as mais fortes tradições da gente pantaneira destacam-se a solidariedade, a hospitalidade, a sabedoria empírica, o imaginário aguçado, o cuidado com a preservação da natureza, o mate-quente e, sobretudo, o tereré, além das festas tradicionais em que não faltam os bailes, a música ...
O povo do Pantanal preserva sua cultura e tradições, não só por meio de seu trabalho com a terra, mas também em seus festivais e festas tradicionais, onde as pessoas dançam ao som da viola (guitarra brasileira) que é, ao final da festa, usada para reproduzir músicas folclóricas de tom mais triste.
O vaqueiro do Pantanal usa chapéu de palha de abas largas ,calças jeans e camisa ou camiseta de mangas curtas. Na cintura, por debaixo do cinturão de couro, há uma faixa de algodão colorida, onde leva um facão com bainha de couro. Nos pés, botinas de couro com elástico.
Listamos aqui algumas das mais tradicionais manifestações folclóricas de Mato Grosso que tão bem expressam a forte identidade cultural do Estado
Música e dança típica de Mato Grosso. Do modo como é apresentado hoje é uma das mais importante expressões culturais do estado. Teve origem à época dos jesuítas, quando era executado dentro das igrejas. Mais tarde, após a vinda de outras ordens religiosas, caiu na marginalidade e ruralizou-se.
A cultura mato-grossense é representada pela herança da miscigenação entre os índios, negros e brancos, que aqui plantam, colhem e ensinam a saborear o gosto dos novos frutos de uma cultura ímpar e sempre em evolução.
A dança leva esse nome, pois representa o choro dos negros escravos para seus senhores para que os perdoassem dos castigos imposto aos transgressores. O ritmo da música é afro, com marcações em palmas, mesa, banco ou tambor.
Os instrumentos utilizados são: viola de cocho, o ganzá, o adufe e o mocho. Os versos são cantigas populares, do cotidiano da região.
Quais são os instrumentos musicais utilizados pelos cururueiros? R: Viola de cocho, ganzá e o mocho.
viola de cocho
Danças e Músicas
Entre essas danças típicas estão: siriri, caranguejo, catira, engenho de maromba, engenho Novo, cirandinha ou sarandi revirão, quadrilha, cururu, chupim, xote, polcas e chamamé, além de manifestações sobre lendas da região, festas religiosas, a brincadeira do “toro candil” e as fronteiriças, como a anderuay e a chovena ...
As danças típicas mato-grossense são: Siriri. Chorado. congo. rasqueado.
É Bem Mato Grosso é um programa que dá espaço para todos os ritmos musicais. Já recebemos no nosso palco o sertanejo raiz, sertanejo universitário, forró, MPB, pagode, samba, rock, o nosso rasqueado, lambadão, e muitos outros estilos.
É Bem Mato Grosso | Confira o Trio Pescuma, Henrique e Claudinho cantando com a Cia. Sinfônica | Globoplay.
Pescuma
“É característico de cuiabano falar 'vô lá no mamãe, vô no mamãe. Não tem a distinção de gêneros como é feito na língua formal. E quando respondem a alguma coisa, ao invés de dizer 'claro', se diz 'craro'”.
O cuiabano pode ser definido como uma pessoa alegre e que encontra prazer nas pequenas coisas que este lado de mundo lhe ofereceu. Viver mais de dois séculos segregados e isolados do resto do país foi sofrido.
O cuiabano não é mais aquele que fala “esquisito”, mas aquele que fala “errado”.
Significado de Cuiabano substantivo masculino Aquele que é natural de Cuiaba.