Para que isso aconteça, basta que algum tipo de abalo seja sentido pela parte do cinto que a gente não vê – que fica enrolada como um carretel nas laterais do carro, perto da parte inferior das portas. Quando isso ocorre, a freada faz acionar um pino, que por sua vez dispara o sistema de travamento, brecando o cinto.
Para fazer a limpeza, utilize uma bucha de cozinha umedecida com água morna e sabão neutro. É preciso evitar produtos mais fortes quimicamente, pois podem danificar a resistência do cinto. Primeiramente, estique o cinto e trave-o. Passe a bucha em movimentos de vai e volta, sem fazer muita força.
Uma mistura de partes iguais de água e detergente neutro ou sabonete para bebês também pode ser usada. O vinagre e os produtos à base dele são úteis para remover manchas, mas lembre-se de que se trata de um ácido; grandes quantidades dele podem acabar danificando o cinto ao longo do tempo.
Se seu carro pega muita poeira com os vidros abertos ou se foi molhado por dentro, é recomendado fazer uma lavagem. A limpeza dos cintos é simples, porém, precisa ser feita somente com água morna e sabão neutro. Eles não podem ser lavados quimicamente, pois os produtos químicos podem danificar a resistência do tecido.
O melhor jeito é lavar na mão mesmo, tanto faz a água gelada ou quente na maioria dos casos. Mas é sempre bom verificar as instruções do fabricante. Basta você separar uma solução de água com sabão neutro e ir passando de maneira devagar no comprimento do cinto.
Puxe o cinto de segurança para tentar liberá-lo da função de auto-lock. Se ele estiver afivelado, simplesmente solte-o do encaixe e puxe-o suavemente para longe do assento, para soltá-lo mais um pouco. Em seguida, deixe-o voltar gradualmente para atrás do assento.
O álcool funciona especialmente bem para combater manchas difíceis como corantes ou tintas. Continue esfregando até que as manchas desapareçam. Limpe toda a superfície do couro sintético com um pano branco limpo e um pouco de água fria para remover o excesso de sabão ou álcool.
Dilua 1 colher de sopa de sabão de coco líquido em 700ml de água levemente morna. Passo 3. Aplique essa mistura em toda a superfície de corino, usando uma esponja macia ou um pano macio, e esfregue fazendo movimentos circulares.
Para isso, pegue o calçado seco e passe a pasta de dente (use uma pasta branca) pelos locais que apresentam as partes amareladas. Depois, passe um pouco de água, esfregue com uma escova e deixe o tênis o secar. Se você estiver com pressa, é só passar um pano com água após usar a pasta de dente.
Como limpar sapatos brancos de couro e tecido
O sabão líquido de glicerina e o sabão de coco, que não danificam e nem mancham o material, podem ser utilizados. Umedeça um pano limpo na solução e passe delicadamente ao longo de toda a superfície da jaqueta, sem esfregar com força ou “raspar” o tecido.
Misture 1 litro de água morna com 250 ml de vinagre. Aplique a solução pronta no sofá usando um pano ou a parte macia de uma bucha para evitar danos ao tecido. Além de remover os resíduos que causam o encardimento, essa solução tem o poder de eliminar os microorganismos que fazem mal à saúde.
Em sofás de tecido, basta polvilhar bicarbonato de sódio sobre o estofado e deixar agir por 15 minutos. Em seguida, use o aspirador de pó para retirar. No caso de sofás de microfibra ou poliéster, aplique álcool sobre a superfície e use uma escova de cerdas macias para esfregar.
Assim, para limpar um sofá de tecido muito sujo, faça uma solução contendo uma metade de água e a outra de vinagre. Feito isso, adicione uma colher cheia de bicarbonato de sódio e a mistura começará a borbulhar. Muitos itens de cozinha, como vinagre, bicarbonato e detergente, servem na limpeza doméstica.
Para fazer esta solução de vinagre, adicione 100 ml de vinagre branco em um litro de água morna e coloque duas colheres (de chá) de bicarbonato de sódio. Em seguida, borrife a solução no local da mancha. Deixe agir por 10 minutos e, depois, retire o excesso com um pano levemente úmido de água.
Em um borrifador, misture um copo de água e um copo de vinagre branco. Com a solução em mãos, aplique-a sobre a mancha no sofá e esfregue com um pano limpo. Caso a sujeira não suma com facilidade, é sinal que ela é profunda e precisará de uma solução um pouco mais forte.
Lavagem a seco Esse serviço é oferecido por algumas empresas e, caso você queira, pode fazer a limpeza em casa, usando bicarbonato de sódio e aspirador de pó. Para isso, salpique o produto sobre o estofado e deixe agir por pelo menos 15 minutos. Depois, passe o aspirador.
Faça uma mistura de bicarbonato com água, produzindo uma pasta e aplique diretamente sobre a mancha de sujeira do sofá. Pode deixar agir por alguns minutos ou esfregar e em seguida usar um pano embebido em álcool e vinagre para retirar o bicarbonato do estofado.
Dentre elas estão:
Cuidados. Limpar diariamente a superfície do tecido, com pano umedecido em água na temperatura ambiente. Eliminar sujeiras acidentais com pano limpo, esponja ou papel absorvente sem comprimir pata dentro do tecido. Aplicar os tecidos Acquablock somente sobre espuma e madeira tratada com antimofo.
Bicarbonato e Amaciante
Para tirar mancha de gordura do sofá de tecido com vinagre, adicione 100 ml de vinagre branco em um litro de água morna e coloque duas colheres (de chá) de bicarbonato de sódio. Em seguida, borrife a solução no local da mancha. Deixe agir por 10 minutos e, depois, retire o excesso com um pano levemente úmido de água.
Para uma forma mais a seco e mais simples, vá polvilhando o bicarbonato por todo o sofá e deixe descansar por uma hora. Depois desse tempo, passe o aspirador de pó para finalizar. O produto vai tirar o mau cheiro e higienizar todo o seu sofá sem a necessidade de umedecer.
Para limpar sofá de veludo com vinagre misture 250 ml de vinagre branco em um litro de água morna. Use um pano limpo umedecido nessa mistura e passe por todo o sofá. Se ainda houver manchas e outras sujeiras mais difíceis, repita o processo, usando uma esponja no lugar do pano. Finalize com um pano seco.
Como itens e materiais principais, você pode utilizar os seguintes para a limpeza do sofá de camurça:
Para proteção de suede, camurça, veludo a recomendação é utilização de produtos impermeabilizante com base água ou base nanotecnologia. São produtos que não vão reagir com o pigmento de tinta do tecido e vão permitir o uso adequado da técnica correta.
Um dos produtos de impermeabilização para tecido mais utilizados é o Scotchgard 3M, que serve para os sofás, carpetes, roupas e até bancos de veículos. Outro produto muito utilizado é o Ecotextil que tem duas versões, sendo a premium resistente a vinho, óleo e até a urina de animais.