Em pacientes que estão intubados em ventilação mecânica podemos usar a variação desta pressão de pulso para avaliar o débito cardíaco do indivíduo. Isso ocorre porque quando o ventilador joga ar para dentro dos pulmões do pcte, ocorre um aumento da pressão intratorácica.
Variação na pressão de pulso, ou Delta PP (em inglês, pulse pressure variation – PPV): diferença entre a pressão de pulso máxima e a pressão de pulso mínima dividida pela média das duas ao longo de um ciclo respiratório.
Rise time talvez seja um dos ajustes menos observados na ventilação mecânica. Poucos operadores sabem como e porque ajustá-lo. A figura mostra o efeito da mudança do rise time durante as respirações controladas à pressão.
O SNC (drive respiratório) ativa a musculatura respiratória, levando à insuflação pulmonar. A pressão gerada pela musculatura inspiratória (competência neuromuscular) deve ser suficiente para vencer a elasticidade do pulmão e da parede torácica (carga elástica), assim como a resistência de via aérea (carga resistiva).
Principais sintomas
A assincronia pacie nte-ventilador (APV) é um desacoplamento entre o paciente, em relação a demandas de tempo, fluxo, volume e/ou pressão de seu sistema respiratório, e o ventilador, que as oferta durante a ventilação mecânica (VM). É um fenômeno comum, com taxas de incidência entre 10% e 85%.
CONCEITO DE ASSINCRONIA O padrão mais comum de assincronia é o desencadeamento ineficaz, no qual o esforço inspiratório do paciente não consegue desencadear uma respiração ventilatória, uma vez que a hiperinflação dinâmica está presente no momento da tentativa de disparo.
Para corrigir a auto-PEEP, as seguintes medidas são recomendadas: Reduzir o volume-minuto e aumentar o tempo expiratório: essa é uma situação em que reduzir o volume-minuto pode ser necessário e, portanto, aceita-se uma hipercapnia permissiva até que o problema esteja resolvido (desde que o pH não caia abaixo de 7,20).
A complacência estática do sistema respiratório nos pacientes sob ventilação mecânica é calculada como volu- me corrente dividido pela pressão de Plateau (fim da inspiração) - PEEP.