Os cálculos renais, ou pedras nos rins como são conhecidos, se formam quando a urina apresenta quantidades maiores de algumas substâncias como cálcio, ácido úrico e oxalato, que se agrupam e formam cristais que se transformam em pedras.
Alimentos processados – Alimentos embutidos, congelados e industrializados, salgadinhos, bolos e comidas de fast-food, como hambúrgueres e pizza, são ricos em fósforo, substância que pode causar uma sobrecarga renal; e, por serem bastante gordurosos e salgados, favorecem o surgimento dos cálculos.
O principal sintoma de pedras nos rins é a dor intensa. Ela acontece quando o cálculo se move pelo trato urinário. Ela ocorre como uma cólica, mas pode irradiar para todo o abdômen inferior e região genital.
O Ultrassom renal é o exame de escolha para acompanhamento de pacientes com cálculos, pois fornece informações sobre o tamanho da pedra e sua localização dentro dos rins. Os cistos renais também podem ser visualizados através do Ultrassom.
O que fazer para expelir uma pedra no rim? Dieta balanceada, ingestão abundante de água e pouco sal na alimentação são as medidas mais eficientes para evitar as pedras.
Modo de Preparação – Beba 2 colheres de sumo de limão. – Beba de seguida um copo de água. – Meia hora depois, dilua 3 colheres de sopa de limão em meio copo de água. – Junte 1 colher de sopa com vinagre de maçã, mexa bem e beba.
O vinagre e o azeite, a dupla dinâmica dos temperos, ajudam a emagrecer, a combater os radicais livres, prevenir o envelhecimento precoce, doenças do coração e até o cancro.
O azeite e o vinagre nunca se misturam completamente, suas moléculas simplesmente não permitirão isso. O azeite e o vinagre juntos criam o vinagrete clássico, um tempero mais comumente usado para saladas e pratos de legumes leves. ...
Um estudo, desta vez publicado no British Journal of Nutrition, apontou a quantidade ideal para você obter os benefícios do azeite: duas colheres de sopa (ou duas e meia colheres de sobremesa ou cinco colheres de chá) por dia.
O que a gente tem que ter na cabeça na hora da refeição é que não é porque a gordura do azeite é boa que pode usar à vontade. Hoje recomenda-se 30 g ou duas colheres de sopa de azeite de oliva por dia.
A ingestão recomendada de azeite é de, no máximo, duas colheres de sopa por dia (o equivalente a 30 g).
É possível diminuir os níveis de inflamação no corpo, tomando uma colher de sopa de azeite com sumo de limão. Tomar este “remédio” matinal, em jejum, também contribui para o alívio das dores reumáticas e articulares. A forte presença de antioxidantes promove a eliminação de toxinas.
Obtemos um remédio natural muito positivo para a saúde. O Azeite de oliva com limão é bom para: Lutar contra a pressão de ventre e digestões pesadas, devido à ação laxante do azeite de oliva e à capacidade do limão para vaziar o estômago e promover o movimento do intestino.
O limão é rico em vitamina C Mais um motivo para tomar água com limão em jejum é absorver a vitamina C que a fruta oferece. A vitamina C é um potente antioxidante (contém flavonoides) que atua bloqueando os radicais livres.
O azeite de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes. Este óleo também contém lipoproteínas de alta densidade (HDL), que são indispensáveis no controle do colesterol LDL. O LDL aumenta os níveis de colesterol “ruim” e pode ser prejudicial a saúde, mas o HDL ajuda a manter estes níveis regulados.