A causa exacta da glioma não é clara, embora algumas desordens hereditárias sejam sabidas para aumentar a probabilidade de se tornar destes tumores. Os exemplos destas desordens incluem a esclerose e o neurofibromatosis tuberosos.
Os gliomas são chamados de tumores cerebrais intra-axiais, porque eles crescem dentro da substância do cérebro e frequentemente misturam-se com o tecido normal do cérebro.
O tempo de sobrevida média a partir do diagnóstico em pacientes sem tratamento é de 3 meses, mas com tratamento a sobrevida de 1-2 anos é comum. Pacientes com idade avançada (>60 anos de idade) possuem um pior risco prognóstico. A morte geralmente ocorre devido a edema cerebral ou hipertensão intracraniana.
O glioma de alto grau (GAG) é um tipo de câncer cerebral que cresce rapidamente e por isso tem alta letalidade. O número de pessoas afetadas que sobrevive a esse tipo de tumor infelizmente é baixo, mesmo após o tratamento padrão com cirurgia e radioterapia.
Os gliomas cerebrais, ou neoplasias gliais, são um tipo específico de câncer do sistema nervoso, que pode acontecer no cérebro e na medula (que se localiza dentro da coluna). Esse tipo de tumor é causado por células chamadas de “células da glia”, que compõem o tecido nervoso e ajudam o neurônio a exercer suas funções.
Oligodendrogliomas são raros tumores encefálicos primários compostos por células que morfologicamente se assemelham a oligodendrócitos1-3, descritos inicialmente por Bailey & Cushing4. Apesar de sua histogênese incerta, apresentam um curso indolente e bom prognóstico quando comparados a outras neoplasias gliais1,5-8.
Os 10 mandamentos para evitar o câncer