A atelectasia é o colapso reversível do tecido pulmonar com perda de volume; as causas comuns incluem compressão intrínseca ou extrínseca das vias respiratórias, hipoventilação e um tubo endotraqueal mal posicionado.
1 - Atelectasias de absorção: a atelectasia de absorção surge quando há impedimento, total ou parcial, da entrada de ar renovado aos alvéolos. O ar existente é reabsorvido ocorrendo colapso alveolar. A causa mais comum é a obstrução das vias aéreas provocada pelo acumulo anormal de secreções.
A atelectasia redonda é uma forma de colapso pulmonar associado com espessamento pleural, que pode simular neoplasia à telerradiografia de tórax. A anormalidade foi diagnosticada radiologicamente em três pacientes. Em dois deles a lesäo foi observada no lobo inferior esquerdo, e no outro, no lobo inferior direito.
Atelectasia de Absorção A utilização de altas FiO² promove depleção rápida dos níveis de nitrogênio (N²) do organismo, ocorrendo assim uma queda da concentração de nitrogênio no gás alveolar.
A falta de ar também pode ser conhecida como “fôlego curto”, “dificuldade de encher os pulmões”, “suspiros”, entre outros, podendo ter a sua origem em um simples sedentarismo ou senilidade, o que pode inclusive camuflar algum problema mais sério, como também pode ser a apresentação de uma doença em sua porção inicial.
Joseph disse: “A respiração preguiçosa converte os pulmões, de modo figurativo, em um cemitério para depósito de germes doentes que estão morrendo ou que já estão mortos, ao mesmo tempo que fornece um porto ideal para germes nocivos”. ... Respirar acalma!16. mai 2017