O rancor é um sentimento que pode gerar doenças psicossomáticas, ou seja, vivenciá-lo continuamente pode acarretar em danos físicos ao corpo, como hipertensão, taquicardia, gastrite, asma, bronquite, artrite, artrose e enxaqueca.
As pessoas rancorosas têm uma caixa-forte em seu interior. Nela, elas escondem o peso de um preconceito, a dor de um erro, de uma traição ou inclusive de um abandono ou ofensa. Essa caixa é blindada por uma razão evidente: não deseja esquecer nem um pouco daquilo que aconteceu.
Como superar o rancor?
Características das pessoas rancorosas
4 Conselhos para eliminar o rancor 1 – Alivie-se: Tire um dia para desabafar tudo o que precisa. Você pode fazer isso conversando com alguém de muita confiança ou até mesmo escrevendo. Diga ou escreva tudo o que você pensa, a sua opinião e o que você sente no seu ponto mais profundo. É muito importante.
Se quando nos lembramos de todas as ofensas, calúnias e agressões que já sofremos, sem que essas lembranças nos façam sofrer novamente, ou seja, quando nos lembramos de todo o mal que alguém nos fez e não sentimos ódio, nem qualquer nivel de raiva ou ressentimento contra aquele que nos ofendeu, é porque nós ...
Quando perdoamos alguém de coração significa que estamos prontos para superar este obstáculo e que já somos mais evoluídos do que quando aconteceu a situação. Estamos aqui para evoluir constantemente, é um processo de autoconhecimento e aprendizagem contínua.
Quando você perdoar perceberá que o perdão irá curar suas feridas internas, e substituirá o veneno das contendas e da mágoa pela paz interior que somente será alcançada pelo milagre do perdão.
Mais importante do que isso: o segredo para ganhar o perdão de Deus é perdoar a outros (Provérbios 14:30 Mateus 5:9; 6:14-15). Coloque-se no lugar de outros. Todos nós somos imperfeitos. (Tiago 3:2), Gostamos quando outros nos perdoam, por isso, também devemos perdoar outros.
O perdão é como uma sentença de liberdade para quem vive atormentado pelas atitudes negativas de outras pessoas. ... Por isso é tão importante liberar o perdão, porque através desse gesto torna-se possível libertar a si mesmo.
Perdoar alivia o stress, reduz a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico: todo mundo ganha ao fazer as pazes. Perdoar é o ato consciente de abrir mão do ressentimento ou do desejo de vingança contra alguém que, de alguma forma, causou algum mal – mesmo que a pessoa não mereça.