96 faz a classificação dos veículos, e dentre tais classificações está aquela em relação à 'Categoria'. Ela que nos indica ou a propriedade ou a finalidade para qual se destina o veículo, podendo ser oficial, representação diplomática ou consular, particular, de aluguel e de aprendizagem.
Caminhão; Reboque ou semi-reboque; Carroça; Carro-de-mão....Veículo de passageiros:
Qual a necessidade ou utilidade destas classificações?
Aluguel - quando o veículo é utilizado para transporte remunerado de carga ou passageiro (placa vermelha). Particular - quando o veículo é utilizado para fins particulares (placa cinza).
É simples. Basta requerer à ANTT um cadastro provisório. Ele é suficiente para o Detran processar o registro/licenciamento do veículo.
As locadoras de veículos emplacam seus veículos na categoria “particular”, a qual é a categoria mais comum e se destina ao registro de qualquer veículo que não se enquadre em outra especificação legal. ... O proprietário, no caso a locadora de veículos, precisará autorizar a alteração da característica.
É o procedimento de mudança da categoria do veículo (particular, aluguel, oficial).
Documentos – Original e Cópia
De acordo com a Resolução 01/16 do DNIT, veículo especial é aquele construído com características específicas, destinado ao transporte de cargas indivisíveis excedentes em peso e/ou dimensões, assim como os dotados de equipamentos para prestação de serviço especializado, que se configurem como carga permanente, tais ...
Por esse motivo, neste artigo apresentamos um resumo sobre o que são os veículos especiais e quais são os tipos mais comuns desse grupo....O que são os veículos especiais?
Tração – Os veículos são classificados como: Elétrico – os que se movimento com a força elétrica; De propulsão humana – tem seu movimento dependendo da força do homem; De tração Animal – o animal é que faz com que se movimente. Reboque ou semi-reboque.
Conheça a classificação dos tipos de veículos pelo Denatran
Aquele que se move por meios próprios, tendo a sua própia fonte de energia (motor). Exemplo de uso da palavra Automóvel: Nesta definição se enquadram todos os meios mecânicos de transporte: veículo, carro, viatura. ônibus, táxi, caminhão, etc.
1. Qualquer meio de transporte. 2. Viatura, carro, automóvel.
· Motoneta: veículo automotor de duas rodas, dirigido por condutor em posição sentada. ... · Ciclomotor: veículo de 2 ou 3 rodas, provido de motor a combustão interna, cuja cilindrada não exceda a 50 centímetros cúbicos e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta quilômetros por hora.
2) É motivo para apreensão do veículo, quando o condutor for surpreendido dirigindo: A) Sem usar lentes corretoras. B) Com a validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias.
É proibido a todo condutor de veículo: I - Dirigir sem estar devidamente habilitado ou autorizado na forma prevista nêste Regulamento. ... II - Entregar a direção do veículo a pessoa não habilitada ou que estiver com sua Carteira apreendida ou cassada. Penalidade: Grupo 1 e apreensão da Carteira Nacional de Habilitação.
MOTOCICLETA - veículo automotor de duas rodas, com ou sem side-car, dirigido por condutor em posição montada. MOTONETA - veículo automotor de duas rodas, dirigido por condutor em posição sentada.
a) conduzir passageiro fora da garupa ou do assento especial a ele destinado; b) transitar em vias de trânsito rápido ou rodovias, salvo onde houver acostamento ou faixas de rolamento próprias; c) transportar crianças que não tenham, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança.
De acordo com o CTB, ciclomotor é um veículo de duas ou três rodas, com motor de combustão interna, cuja capacidade cúbica não ultrapasse 50 cm³ e a velocidade final não exceda os 50 quilômetros por hora. Já a motocicleta caracteriza-se por ter apenas duas rodas, com ou sem um side-car.
244, do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir motocicleta sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo Contran possibilita aplicação de medida administrativa de recolhimento do documento de habilitação.