Resumindo: Catalisadores são espécies químicas que possuem a propriedade de aumentar a velocidade de uma reação e Catálise é o nome dado às reações que acontecem na presença de catalisadores, veja agora como ela pode ser classificada: Catálise homogênea: o catalisador e os reagentes constituem uma única fase.
Basicamente, não existe legislação específica incidindo sobre o uso do escapamento esportivo e sua troca sobre o original dentro do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) também estabelece um volume máximo de barulho que as motocicletas podem fazer. Para os modelos fabricados até 1998 são permitidos 99 decibéis já os mais novos podem emitir de 75 e 80db.
A alteração do modelo do escapamento da motocicleta é encarada como proibida por alguns advogados especialistas em trânsito porque a Portaria 38/18 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), responsável pela redação do Anexo da Resolução 292/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelece as ...
R$ 195,23
Não há nenhuma lei que proíba a utilização ou regulamente a utilização de escapamentos esportivos, por essa razão ocorrem divergências na interpretação da lei, que diz que o veículo não pode ter suas características alteradas.
O sistema de escape nada mais é do que um simples tubo pelo qual sai ar quente, às vezes fumacento, que tem como função apenas abafar o ruído do motor? Quem respondeu “sim”, errou feio! Na verdade, o “simples tubo” de simples não tem nada.
O sistema de exaustão de uma motocicleta direciona os gases produzidos na queima do combustível do motor. O escapamento funciona para abafar parte do barulho das explosões e, em sistemas mais modernos, transformar gases nocivos da queima dos combustíveis em gases menos nocivos à atmosfera.
Quais são os benefícios? O princípio básico de um escapamento esportivo é aumentar a velocidade da saída dos gases do escapamento. Ele serve também para mudar ou melhorar a frequência (relativa a uma RPM) de ressonância dos gases.