Significado de Transposição substantivo feminino Ato ou efeito de transpor, de transferir de um local para outro: transposição do rio São Francisco. [Gramática] Alteração na ordem das palavras de uma oração.
O objetivo final da transposiçãodidática é transformar o objeto do saber do sábio, o saber produzido pelos cientistas,em saber ensinado, que é o saber absorvido pelo aluno. A transposição didática agecomo mediadora na transformação do saber científico em saber escolar, facilitando,assim, a aprendizagem do aluno.
O projeto de transposição do São Francisco surgiu com o argumento sanar essa deficiência hídrica na região do Semi-Árido através da transferência de água do rio para abastecimento de açudes e rios menores na região nordeste, diminuindo a seca no período de estiagem.
Deste modo, Rórig e Backer (2008) apontam que o papel do professor frente ao saber científico e educativo é desenvolver o processo de aprendizagem. ... Segundo Rórig e Backer (2008), o professor deve ser um pesquisador, assumido, por conseguinte, o compromisso de ampliar a socialização do conhecimento.
O Professor Mário Sergio Cortella em seu vídeo “Qual a postura ideal do professor, ele fala professor ideal para nossa escola é aquele que tem humildade, satisfação e coragem, ou seja, nunca esteja satisfeito com o que tem, sempre querendo, mas ele deve ser capaz de diferenciar o tradicional velho do novo cada vez mais ...
A pesquisa do professor tem como finalidade o conhecimento da realidade para transformá-la, visando à melhoria de suas práticas pedagógicas e à autonomia do professor. ... A pesquisa é sempre uma investigação para conhecimento da realidade, entendimento sobre a mesma e quando necessário à busca de sua transformação.
Modificando-se assim, a própria relação entre professor e aluno, a qual é marcada pelo pressuposto básico que Paulo Freire estabelece para esta relação, a saber, a prática do diálogo enquanto dimensão essencial no trabalho de compreensão da realidade a partir das experiências do sujeito ensinante, assim como do sujeito ...
Ao assumir uma postura profissional adequada, o educador deverá se ater à importância de se instaurar um clima de reciprocidade, principalmente no que se refere ao respeito. ... Primeiramente, antes de conquistar o respeito, é necessário se dar ao respeito, e certas atitudes acabam comprometendo os objetivos propostos.
Os adolescentes pesquisados descartavam o elogio, pois acreditavam que era a crítica do docente – e não o elogio – que expressava uma atitude positiva do aluno. Nessa perspectiva, um elogio do educador a um estudante pode passar, involuntariamente, a mensagem de que ele chegou ao limite de sua capacidade.
O professor que atua na educação infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia-a-dia e em situações especiais. ... Buscar organizar o espaço infantil de forma que o ambiente proporcione harmonia nos aspectos psicológicos e biológicos da criança; Não pare agora...
A postura do educador frente aos direitos humanos e Direitos da Criança e do Adolescente deve ser de cumprimento e respeito. O estatuto da criança e do adolescente é de extrema importância para essa categoria, uma vez que visa assegurar e garantir seus direitos.
O papel da educação em direitos humanos é criar condições de conhecimento e transformação da consciência sobre o contexto sócio-histórico e cultural em que os indivíduos se inserem, criando condições de questionamento crítico e transformação social por meio do processo educativo reflexivo.
Estes são direitos universais que protegem indivíduos e grupos contra ações que possam interferir em suas liberdades e dignidade. Ou seja, eles servem para garantir que todos tenham os mesmos cuidados. Uma das características dos direitos humanos é o seu caráter coletivo.