Os principais métodos de desenvolvimento são rotação de cargos, aprendizagem com a prática e o coaching.
Diante da constante busca por otimização de recursos e alavancagem de resultados, a rotação de funções é válida para proporcionar ao colaborador uma visão mais ampla e profunda das engrenagens do negócio, dotando-o de capacidade analítica para a resolução de problemas.
Os principais métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual são: a rotação de cargos, posição de assessoria, aprendizagem prática, atribuição de comissões, participação em cursos e seminários externos, exercícios de simulação, treinamento outdoor, estudos de caso, jogos de empresa.
Melhoria da autoestima e autoconfiança. Construção de relacionamentos sólidos.
Conheça os principais tipos de metodologia existentes As principais metodologias de desenvolvimento de software se dividem em dois grupos. As tradicionais e as ágeis. Conhecer as bases de cada método é um dos primeiros passos para fazer uma escolha segura.
O aconselhamento concentra no desempenho demonstrado no trabalho, a orientação foca no desempenho de tarefas ou habilidades especí- ficas e a tutoria enfoca mais no desenvolvimento das capacidades e competências necessárias para posições futuras.
Centro de desenvolvimento interno = é o caso da educação corporativa ou universidade corporativa, que preocupa-se não somente com o fator qualificar, mas também com a apresentação de uma maneira totalmente nova de pensar e trabalhar, para que os colaboradores das organizações possam desempenhar papéis muito mais amplos ...
2) Aprendizagem prática Esse tipo de saber é construído a partir das experiências cotidianas da função exercida pelo profissional. Também chamada de aprendizagem ativa, ela acontece com a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos na educação formal e essa ação ajuda a fortalecer as informações assimiladas.
A aprendizagem organizacional é o conhecimento adquirido para o desenvolvimento profissional de modo formal e informal. É claro que os treinamentos e capacitações são importantes e agregam conhecimento e desenvolvem os colaboradores. Contudo, experiências fora desse contexto contam tanto quanto.
Senge (1990) declara que o processo de aprendizagem na organização se dá oferecendo condições concretas para que as pessoas aprendam a criar sua própria realidade, auxiliando-as a compreender o contexto em que vivem e com ele interagir por elas próprias.
A aprendizagem organizacional é uma junção de conhecimentos formais e informais, que permite à organização criar seus próprios modelos de gestão, coerentes com as suas necessidades e pautados no que ela precisa para alcançar os resultados extraordinários que almeja no mercado em que atua.
37) define organização de aprendizagem como um ambiente onde as “pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam, onde se estimulam padrões de pensamentos novos e abrangentes, a aspiração coletiva ganha liberdade e onde as pessoas aprendem continuamente a aprender juntas.” Tem ...
Existem três tipos básicos de aprendizagem organizacional: apreender para melhorar o conhecimento organizacional, a aprendizagem voltada para a criação de um novo conhecimento organizacional (inovação) e a disseminação ou transferência do conhecimento para diversas áreas da organização.
A aprendizagem organizacional é algo tão importante quanto a definição de metas ou a organização dos processos diários, pois garante que a companhia tenha profissionais competentes, com estratégias atuais e know-how para se manter na vanguarda.
Para as empresas, a gestão do conhecimento pode ser de grande valia, pois contribui para a geração de valor, otimização das operações e para melhora do atendimento ao cliente final. ... Uma vez disseminado, o conhecimento pode ser retido por outros colaboradores, a fim de gerar resultados sempre superiores aos do passado.
A importância da aprendizagem na vida do indivíduo pode variar de uma espécie para outra. ... É pois pela aprendizagem que o homem se afirma como ser racional, constitui sua personalidade e se prepara para cumprir o papel que lhe é reservado na sociedade a qual pertence.
Principais benefícios de investir em treinamentos e desenvolvimento nas empresas
Os treinamentos permitem que o trabalho seja feito com mais qualidade, melhorando o retorno para a empresa e o feedback positivo para o funcionário. Com isso, há um aumento na motivação dos colaboradores, que obtêm consequências prazerosas na execução do trabalho.
Realizar o treinamento e desenvolvimento da equipe permite que a organização tenha aumento de produtividade e motivação, além de obter, por parte dos funcionários, soluções e inovações referentes aos problemas do dia a dia.
Um bom programa de treinamento pode proporcionar ao colaborador internamente: melhoria da eficiência dos serviços;aumento da eficácia nos resultados; criatividade e inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado;melhor qualidade de vida no trabalho; qualidade e produtividade; melhor atendimento ao cliente, e ...
O resultado esperado em um treinamento gerencial é desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes, como expresso na alternativa B.
Vantagens do treinamento vivencial Melhora a confiança entre os membros da equipe e melhora a experiência de construção de equipe; Ajuda a revelar o verdadeiro eu e a atitude, os sentimentos e o comportamento reais de um funcionário que podem não se perceber quando se trabalha em ambientes fechados.
EXERCÍCIOS 1) Quanto mais o avaliador treinar, mais preparado ele estará para realizar bem o processo seletivo. Quais são as vantagens do treinamento para o avaliador? a) Ele aprende a formular perguntas certas, registrar corretamente as resposta e identificar possíveis tendências.
O treinamento desenvolvido com qualidade reflete diretamente no trabalho executado pelo colaborador, uma vez que ele passa a se sentir seguro e estimulado a resolver tarefas mais complexas e que desafiem sua capacidade.
A Avaliação de Desempenho possibilita a descoberta de talentos, facilita o feedback às pessoas da organização, auxilia o direcionamento dos esforços da organização, pois obtém informações essenciais ligadas à outras atividades de gestão de pessoas, auxilia o aprimoramento da qualidade de vida, principalmente no âmbito ...
Antes de estruturar uma avaliação de desempenho, tenha em mente princípios como:
Por meio dessa sondagem, podem ser analisados pontos como relacionamento com a equipe, comprometimento, postura, progressos e limitações, sempre oferecendo um feedback ao funcionário. A segunda parte é saber identificar os problemas, a fim de resolvê-los junto ao avaliado e manter a produtividade da empresa.
Eles ajudam a empresa a ver se a gestão está perto ou longe de atingir seus objetivos, e o que pode ser feito para alcançá-los. Com esses indicadores, o RH consegue avaliar questões como absenteísmo, turnover, índice de retenção de talentos, produtividade e clima organizacional.
Temas como motivação, clima organizacional, liderança, comportamento humano, remuneração, devem ser obrigatoriamente considerados quando se busca um estudo sobre os fatores que afetam a satisfação do funcionário em seu ambiente de trabalho.