EQST

O Que Caracteriza As Monocotiledneas E?

O que caracteriza as monocotiledôneas e?

As monocotiledôneas apresentam características peculiares, tais como folhas com venação paralela, feixes vasculares esparsos no caule e a presença de um cotilédone. As angiospermas são divididas em basicamente dois grandes grupos: as monocotiledôneas e as eudicotiledôneas.

Quais são as plantas monocotiledôneas?

Várias espécies de plantas que conhecemos são monocotiledôneas, sendo muito utilizadas na ornamentação e até mesmo na nossa alimentação. Entre as plantas classificadas dessa forma, podemos destacar: antúrios, lírios, orquídeas, palmeiras, gramas, arroz, trigo, aveia, cana-de-açúcar, cebola, alho, bananeira etc.

Como são as nervuras das folhas das monocotiledôneas?

Folhas paralelinérveas - São comuns nas angiospermas monocotiledôneas. As nervuras se apresentam mais ou menos paralelas entre si. Folhas reticuladas - Costumam ocorrer nas angiospermas dicotiledôneas. ... O embrião da semente de angiosperma contém uma estrutura chamada cotilédone.

Que grupo de plantas não apresenta vaso condutor?

As briófitas são plantas que não apresentam vasos condutores (xilema e floema). Em virtude da dificuldade de transporte de substâncias, essas plantas tornam-se incapazes de atingir grande porte./span>

Quais são os grupos de plantas que possuem vasos condutores?

As plantas que possuem vasos condutores são chamadas de traqueófitas, são elas todas as plantas pertencentes ao grupo das pteridófitas, das gimnospermas e das angiospermas./span>

Quais os grupos de plantas que produzem sementes?

angiospermas

Qual é o grande grupo de plantas que possuem flores?

Angiospermas

Quais são as plantas pteridófitas?

As pteridófitas são um grupo de plantas vasculares e sem sementes que possuem como representantes principais as samambaias e avencas. As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes.

Onde são encontradas as plantas pteridófitas?

Resumo sobre pteridófitas São encontradas mais comumente em ambientes úmidos. Não possuem flor, semente ou fruto. São plantas que dependem da água para reprodução, uma vez que apresentam anterozoides que necessitam nadar até a oosfera. ... Samambaias e avencas são exemplos de pteridófitas.

O que são esporos nas Pteridofitas?

O gametófito das pteridófitas é chamado de protalo. Ele possui a forma de um coração, é bem menor que o esporófito e é de curta duração. Quando os esporófitos amadurecem, eles produzem esporos haplóides (n) através de meiose, no interior de estruturas chamadas de esporângios.

O que são Gametângios e Esporângios?

Gametângio é a designação dada em botânica, ficologia e micologia ao órgão das plantas, algas e fungos onde são produzidos os gâmetas, por similaridade com os esporângios, que são os órgãos onde são produzidos os esporos, normalmente não sexuados.

O que são as briófitas?

As briófitas são plantas que geralmente apresentam pequeno porte e destacam-se pela ausência de vasos condutores, sendo, portanto avasculares. As briófitas são plantas que apresentam como uma de suas principais características a ausência de vasos condutores de seiva, ou seja, são plantas chamadas de avasculares.