A contabilidade fiscal e tributária consiste no assessoramento fiscal permanente, orientação referente a tributação e execução de todas as rotinas pertinentes à área fiscal, de modo ajudar a empresa atuar de maneira correta perante a legislação tributária.
O departamento fiscal é o setor da empresa responsável por fazer a escrituração de todas essas movimentações, apurar impostos e garantir que todas as obrigações legais estão sendo cumpridas.
Também chamado de contabilidade tributária, o serviço de contabilidade fiscal é responsável por conciliar a geração de tributos de uma empresa. ... Esse serviço é essencial para manter o controle das taxas que incidem sobre a empresa, evitando distorções na apuração dos tributos.
Seu objetivo é dar os parâmetros dessa modalidade de contabilidade, substituindo também a Lei 6.
A contabilidade societária avalia as leis relativas à constituição das sociedades, empresas que devem ser registradas diretamente na Junta Comercial ou cujas pessoas jurídicas devem fazer o registro civil. Essa designação surgiu somente em 2007 com a Lei n. 11.
Contabilidade societária é um conjunto de medidas voltadas ao controle financeiro, fiscal e tributário das empresas, que abrange diferentes processos para oferecer uma análise mais apurada sobre o desempenho da organização.
LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA É o conjunto de normas ou leis que versam sobre a constituição, legalização, estrutu- ração, funcionamento, contabilização, reorga- nização, dissolução, liquidação e extinção das sociedades em geral.
A Contabilidade Societária, relacionada com a atividade privada, rege-se pela Lei das Sociedades Anônimas e pelo Código Civil, que estabelecem regras de procedimentos contábeis. Já a contabilidade pública é regulada pela Lei 4.