1. O c só tem o valor de /s/ com as vogais e e i. Para as restantes usa-se ç. ... O s entre vogais tem sempre o som /z/, por isso, nas palavras derivadas e compostas formadas a partir de uma palavra com s em posição inicial, tem de se dobrar o s, escrevendo-se ss.
Resposta. Porque ç não pode ser usado no início de uma palavra. CI tem o mesmo som de ç então ficaria çranda e não faria sentido.
substantivo masculino Representação da letra "c", terceira letra do alfabeto português, com adição do cedilha, do sinal gráfico que indica ou representa o som de /ss/; cê-cedilha: exceção se escreve com "ç" e não com "ss".
Que razão há para que uns tenham “s” e outros “z” em suas terminações? Resumidamente, mantém-se o “s” ou o “z” da palavra que dá origem ao verbo. ... Verbos como “paralisar” e “improvisar” possuem “s” porque os substantivos que os originaram também o possuem.
A justificativa para este fato é que a palavra primitiva contém “s”, razão pela qual as palavras que dela derivarem também serão escritas da mesma forma.
No caso da palavra em evidência, ela provém do latim exorcizare, cujo significado refere-se a esconjurar, conjurar, exorcismar. ... A resposta parece simples a partir do momento em que constatamos que os verbos terminados em –isar são formados por palavras cujo radical termina em “s”.
Resposta. "S" entre vogais é o fonema"z",ou seja tem som de z. Logo sempre se escreve entre vogais,exceto com fonema "s",som de ss como em "massa" "missa",etc.