A adição de sal comum (cloreto de sódio, NaCl) aumenta significativamente a tensão superficial da água pura. Quanto mais quente a água, menor sua tensão superficial: o aquecimento diminui a atração entre as partículas.
O sabão, na verdade, diminui a tensão superficial da água em cerca de 60%. O sabão não fortalece as bolhas, ele as estabiliza. A parede da bolha é um filme com uma fina camada de água entre duas camadas de moléculas de sabão.
O surfactante previne atelectasia e edema devido a diminuição da tensão superficial devido a diminuição da tensão superficial na interface ar – liquido alveolar; com isso melhora as trocas gasosas e diminui o trabalho respiratório tendo ainda trabalho lubrificante, protegendo as vias aéreas e promovendo o transporte ...
A tensão superficial diminui com o aumento da temperatura pois que a agitação térmica das moléculas diminui as forças de atracção. A introdução de uma substancia num líquido pode modificar a sua tensão superficial, por alterar as forças de coesão existentes.
Esse fenômeno acontece, porque existem produtos químicos chamados surfactantes, que é o caso do detergente. Ele ele forma em cima da água uma película, que a gente não consegue ver ao olho nulo e que faz com que a pimenta se dissipe.
A explicação para a experiência é que as moléculas da água se atraem causando uma tensão superficial. O Detergente consegue romper essa tensão, dessa forma as moléculas que estão mais distantes do detergente se atraem mais do que as que estão no centro e o resultado é o orégano caminhando junto com a água.
Resposta: O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.
Por quê? A tensão superficial mantém a água coesa (moléculas fortemente unidas), é como se houvesse uma superfície elástica na sua superfície. O detergente diminui a tensão superficial da água, fazendo com que ela derrame. O resultado é um número menor de água na superfície da moeda.
A função do detergente é desestruturar as moléculas de lipídios das membranas biológicas. Desta maneira, as membranas sofrem ruptura e todo o conteúdo celular – inclusive o DNA – fica disperso na solução.
A água é uma molécula polar, enquanto que o detergente possui parte de sua molécula polar e parte apolar. O óleo é uma molécula apolar. Por isso, quando misturamos esses três componentes podemos observar que parte do detergente se mistura com a água ( a parte polar do detergente). Chamamos essa mistura de micela.
Alguns animais conseguem andar sobre as águas e não tem nada de mágica nisso. ... Os insetos aquáticos, aranhas e outros insetos conseguem andar e pousar na superfície da água devido à uma característica física da água: a tensão superficial. A tensão superficial da água é resultado das forças entre as moléculas de água.
Resposta. É pq as pontes de hidrogênio da água formam uma espécie de película na superfície possibilitando que alguns pequenos insetos andem em cima dela.
É como se formassem uma parede bem fininha sobre a água. Quando o inseto (que é bem levinho) pousa sobre a superfície, ele 'pisa' em cima de um grupo de moléculas que estão bem juntinhas. Elas não o deixam destruir a parede que formaram, por isso, o bicho não afunda e consegue andar por cima das moléculas.
Alguns insetos conseguem andar na água porque são muito leves e não conseguem quebrar a camada superficial do líquido, devido à tensão superficial.
Por causa da Tensão Superficial. Devido a grande adesão das moléculas de água, forma-se uma película flexível, e uma agulha e alguns tipos de insetos não possuem peso suficiente para quebrar a coesão entre as moléculas de água existentes ali.
Verificado por especialistas A hidrostática que é a estabilidade da água que ao esta em repouso assim os insectos mais comum os mosquitos pousam na água e assim podem ficar la sem afundar, sendo assim ajudando na sua deposição de ovos.
A propriedade que permite um inseto andar sobre a água é chamada de Tensão Superficial. Onde as moléculas de água se ligam por meio da ponte de hidrogênio.
É graças a capilaridade que a água sobe, contra a força da gravidade, através das paredes de tubos, ou desliza por entre os poros de alguns materiais, como o algodão. O fenómeno acontece porque a água adere às paredes do tubo, elevando-a e resultando num menisco, que se vira para cima.
Resposta: É correto afirmar que o inseto não afunda porque: a) As moléculas de água se unem a moléculas apolares; essa atração, conhecida por coesão, é responsável por sua alta tensão superficial.
Quando se analisa a matéria que constitui os seres vivos, encontram-se principalmente os seguinte elementos: carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S). Apenas esses seis elementos químicos constituem 98% da massa corporal da maioria dos seres vivos.
As moléculas da água são atraídas entre si através das ligações de Hidrogênio. Essas ligações permitem que os insetos fiquem sobre a água. ... Já as moléculas da superfície estão em contato com o ar e, portanto, não há moléculas acima delas, restringindo suas ligações de hidrogênio às moléculas ao lado e abaixo.
Esses pêlos secretam um líquido pegajoso, feito de óleo e açúcar, que garante a fixação total à superfície. Lagartixas e aranhas usam a mesma técnica para andar no teto. Suas patas têm milhares de pêlos de queratina, conhecidos como setae. Eles têm um diâmetro finíssimo, equivalente a um décimo de um fio de cabelo.
A água tende a oferecer a menor superfície possível ao ar, deste modo, o maior número de moléculas vai estar comprimido na parte central da gota, conferindo um formato esférico. Esta propriedade que os líquidos têm é denominada de Tensão superficial.
Resposta: A hidrostática que é a estabilidade da água que ao estar em repouso assim os insectos mais comum os mosquitos pousam na água e assim podem ficar la sem afundar, sendo assim ajudando na sua deposição de ovos.