O ideal é pendurar as peças, sem encostar uma na outra, em local seco, ventilado e não exposto ao sol e ao calor. Para transportar por longas distâncias (acima de 12 horas), enrolar as peças individualmente em papel toalha (ou outro papel) e colocá-las em uma caixa de papelão ou térmica.
Hoje, o sal de cura pode ser facilmente encontrado nas lojas on-line especializadas, ou seja, nem será preciso sair de casa para adquirir o produto. Porém, vale sempre seguir algumas dicas para encontrar o melhor produto para a sua produção de embutidos.
Sal de cura denominado do tipo 1 serve para curas rápidas, como linguiças frescas, presunto cozido e salsichas cozidas, que precisam de uma ação imediata pois logo serão consumidos. Sal de cura denominado do tipo 2 serve para curas longas, como salame, coppa e presunto cru.
Nas versões artesanais, a carne é temperada com uma mistura seca, que geralmente leva sal, açúcar e pimentas. O processo todo, leva, em média, uma semana e o prazo de validade do bacon costuma ser de 3 meses.
O bacon é resultado de uma técnica para conservar a carne por meio de cura e defumação. É preparado a partir das camadas da pele do porco geralmente da barriga (incluindo uma parte do lombo). É praticamente a mesma matéria-prima do torresmo ou toucinho.
Embora pensemos que o bacon veio dos EUA ou Inglaterra, algumas fontes históricas indicam que ele tem origem na Alemanha. Na Alemanha medieval, utilizavam o termo “bak”, que significava um tipo de corte de carne, mas não especificamente do porco.
Linguiça. É um derivado de carne de porco muito consumido nos churrascos brasileiros. Existem linguiças de lombo, mas também produtos artesanais como, por exemplo, os feitos com carne de pernil e queijo provolone.
A linguiça (FO 1943: lingüiça) é um enchido (embutido) em forma de salsicha, feito de carne de porco, de aves, de carneiro, de carne de bovinos e mesmo peixes ou frutos do mar, temperado com cebola, alho e páprica e outras especiarias.
Fabricante de produtos derivados da carne é o profissional que trabalha na preparação de produtos de carne bovina e de aves, produtos de salsicharia, salames, presunto, mortadela, etc, carne seca, salgada e defumada, produtos de carne de pequenos animais, etc.
Embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, presunto, salame) “Esses alimentos à base de carne, conhecidos como embutidos, foram inventados para facilitar as preparações e aumentar o prazo de validade. O problema é que eles possuem maior teor de gordura saturada em relação à carne natural”, explica Thais.
É também chamado de aba de filé. No corte de costela minga, a fraldinha é a ponta com carne.