A anúria é uma situação caracterizada pela ausência de produção e eliminação de urina, o que normalmente está relacionado com alguma obstrução nas vias urinárias ou ser consequência de insuficiência renal aguda, por exemplo.
Pode vir associado à disúria (dor ou queimação ao urinar), dor na parte inferior do abdômen e sentir urgência para urinar. Está associado a problemas dos esfíncteres urinários. Poliúria é diferente de polaquiúria, pois significa urinar muito, em grande volume.
Disúria é definida como dor, queimação, ardência ou desconforto durante ou após o ato de urinar. É um sintoma muito freqüente em mulheres adultas e a causa principal é a infecção do trato urinário.
Em homens e mulheres, a retenção pode ser provocada pela presença de pedras do trato urinário, por inflamação grave da uretra, por estenose uretral e até mesmo pela presença de um objeto estranho inserido na uretra ou por uma formação tumoral na bexiga ou nas vias urinárias.
Então, a retenção urinária pode ser causada por obstrução do trato urinário ou por problemas nervosos que interferem nos sinais entre o cérebro e a bexiga e pode ser causada por doenças nos nervos ou lesões na medula espinhal, aumento da próstata, infecções, cirurgias pélvicas, medicações, pedra na bexiga, cistocele (a ...
Em alguns casos, a pessoa pode estar com a bexiga pressionada ou irritada. O diagnóstico mais comum, até para os casos de urinar pouco, é de infecção urinária. - Em casos mais raros, também pode indicar um tumor.
Beber muita água e urinar pouco não significa necessariamente que você está com insuficiência renal. Se você mora em uma região mais quente, é possível que grande parte da água que você ingere esteja sendo eliminada pela pele e respiração, mesmo sem você perceber.
Todos os dias, o corpo produz entre 2 e 2,5 litros de urina. Ela não depende só da ingestão de líquidos: frutas e vegetais também são ricos em água e contribuem para compor o xixi. Em média, uma pessoa precisa fazer o "número 1" sete vezes por dia, e cada jato dura em média 7 segundos.
Uma pessoa normal armazena cerca de 400 ml de urina até sentir vontade de eliminá-la, mas essa quantidade pode chegar até 1,5 litro.
Um adulto saudável de dieta comum pode produzir entre 1000 e 2000 ml de urina por dia. O volume mínimo de urina necessário para remover do organismo todos os produtos residuais é de cerca de 0,5 L em um homem de 70 kg; todo o volume produzido acima deste consiste em excesso de água.
Para entendermos isso precisamos saber que uma pessoa normal urina algo em torno de 250-300 ml cada vez que vai ao banheiro, e que a bexiga tem capacidade máxima de aproximadamente 400ml. “De maneira geral, com um consumo razoável de líquidos, urinamos 1500 a 2000 ml por dia (a cada 24h).
Um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes em um período de 24 horas, sendo considerado normal acordar no máximo uma vez durante o sono para ir ao banheiro. Se sua frequência urinária for muito maior que isso, talvez seja hora de investigar o que pode estar acontecendo.
O que é Noctúria? Noctúria ocorre quando a pessoa urina muito durante a noite, mais especificamente quando a pessoa acorda para urinar mais de duas vezes durante a noite. Em geral o problema envolve a superprodução de urina e o impulso de urinar diversas vezes.
O hábito intestinal do ser humano varia enormemente de indivíduo para indivíduo, de tal forma que consideramos um hábito intestinal normal, o que varia de 3 evacuações ao dia até 3 evacuações por semana.
O normal, recomendado pela Associação Americana de Nutrição e Dietética, é defecar entre 3 vezes ao dia ou uma vez a cada três dias; mais ou menos que isso é sinal de que algo vão mal", explica Luciana. Outro fator bastante importante é a consistência das fezes.
O ideal é evacuar a cada 24 horas, dependendo do volume de alimentos consumidos, é normal também evacuar de duas a três vezes ao dia, como é o caso de homens ou atletas que precisam de um volume de comida maior. A constipação intestinal pode levar a sérias doenças quando não cuidada a tempo.