crossorigin="anonymous">
Quando tocamos em algo com alta temperatura, sabemos que aquele corpo está dotado de certa quantidade de energia térmica. Quando olhamos para um corpo emitindo luz, sabemos que aquele corpo está emitindo energia na forma luminosa. Como pode ver, podemos perceber a energia por diversas formas na natureza.
A energia térmica ou energia interna é definida como a soma da energia cinética e potencial associada aos elementos microscópios que constituem a matéria. Os átomos e moléculas que formam os corpos apresentam movimentos aleatórios de translação, rotação e vibração.
A forma de energia mais utilizada no mundo é a energia elétrica, que pode ser obtida de diferentes maneiras: usina hidrelétrica, solar, nuclear, eólica, entre outras. O conceito de energia está relacionado à capacidade de produzir trabalho.
Os tipos de energia existentes são: energia mecânica, térmica, elétrica, química e atômica, responsáveis por realizar trabalhos, movimentos e gerar energia elétrica. Continue a leitura para ficar por dentro da importância das fontes de energia para o nosso dia a dia.
Nas centrais telefônicsa, há baterias – geralmente de 48 V – que são utilizadas como fonte de energia para os aparelhos dos assinantes (pelo menos no caso dos modelos mais simples, que consomem pouca energia). A alimentação vem direto na linha telefônica – ou seja, chega pelos mesmos fios que transmitem sua voz.
Estipulando uma média de 3,5 Watts por dispositivo e que até 10 deles estejam plugados na tomada simultaneamente durante todo o mês (típico de uma família de 4 ou 5 pessoas), o desperdício diário é da ordem de 0,84 KWh, ou aproximadamente 25 KWh por mês.
Consumo de energia além do tipo da tela do televisor