Qual dos seguintes comportamentos envolve maior número de órgãos do sistema nervoso?
As meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central. A membrana mais externa é chamada de dura-máter, a intermediária é a aracnoide, e a mais interna, pia-máter. Meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central, ou seja, o encéfalo e a medula espinhal.
b) Que órgão do Sistema Nervoso Central permite ao surfista equilibrar-se na prancha? Cerebelo.
O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Encontra-se na caixa craniana, ocupando todo seu espaço e junto com a medula e os nervos compõe o sistema nervoso. É envolvido por membranas chamadas meninges, cuja função é proteger o encéfalo e a medula contra choques mecânicos.
As meninges são três membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal, protegendo-os. O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal. Todas essas estruturas estão envoltas por três membranas, que são conhecidas como meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter).
Na maioria dos adultos, a coluna vertebral é composta por 33 vértebras (ossos individuais que formam a coluna). Assim como o crânio protege o cérebro, as vértebras protegem a medula espinhal.
A medula espinhal tem a forma de um cordão arredondado e dela se originam 31 pares de nervos espinhais. A medula pode ser dividida em 6 partes: cervical superior, dilatação cervical, dorsal, lombar, cone terminal e filamento terminal.
A substância branca é encontrada no interior do órgão. Na medula espinal, a disposição dessas substâncias é diferente. A substância cinzenta fica disposta na forma de H na parte interna da medula. Já a substância branca apresenta-se mais externamente (Observe a figura acima).
As intumescências correspondem à origem dos grandes nervos, ou seja, corpos de neurônios (somas) situados na substância cinzenta da medula, que suprem os membros superiores (intumescência cervical) e os membros inferiores (intumescência lombossacral) respectivamente.
Seu calibre não é uniforme, pois ela apresenta duas dilatações denominadas de intumescência cervical e intumescência lombar. respectivamente. A formação destas intumescências se deve pela maior quantidade de neurônios e, portanto, de fibras nervosas que entram ou saem destas áreas.
A síndrome da cauda equina ocorre quando o feixe de nervos que se estende da parte inferior da medula espinhal é comprimido ou danificado. A causa mais comum de síndrome da cauda equina é um disco com hérnia.
Resposta. As meninges têm a função de proteção do sistemas nervoso central. São três camadas: dura-mater, pia-mater e aracnóide.