Denominação genérica dos órgãos colegiados, determinada pelo Ministério da Educação (MEC) para orientar os responsáveis pelo recebimento, execução e gestão dos recursos financeiros da unidade escolar.
A relação entre família e escola é um desafio para quase todas as instituições de ensino. ... Nesse sentido, tanto escola quanto família exercem papéis diferentes na construção de conhecimento e formação de uma pessoa. É preciso entender que cada parte está afetando diretamente a formação da criança.
As relações que são construídas pelas pessoas nesse ambiente devem ser pautadas na confiança, mais do que isso, devem ser estabelecidas por meio da conversa, do toque, do abraço, das demonstrações de afeto, da troca de experiências e da aprendizagem que se dá entre essas ligações.
É importante que a família busque estimular bons hábitos, que se refletem em resultados na escola: Estabelecer um tempo para estudo em casa. Rotinas diárias que incluem tempo para comer, dormir, brincar, trabalhar, estudar e ler. Ter um lugar tranquilo para os estudos.
A família tem a função de complementar à formação do indivíduo, pois são os responsáveis diretos. No entanto a função de educar, de fornecer à educação formal é responsabilidade da escola, ou seja, ambas são co-responsáveis pela formação cognitiva, afetiva, social e da personalidade das crianças e adolescentes.
5 passos para aumentar a participação dos pais na sua escola ou cursoLeitura de 3 minutos