EQST

O Que Ad Valorem Em Factoring?

O que é ad valorem em factoring?

A expressão ad valorem é empregada para designar o valor cobrado pelas empresas de factoring, de seus clientes, pela prestação contínua de serviços, comprovados através da emissão de Nota Fiscal. Ressalte-se que o ad valorem independe do grau de risco do título de crédito, bem como do prazo de quitação do mesmo.

Qual o limite de juros que as empresas de factoring podem cobrar?

As empresas de factoring não integram o sistema financeiro nacional e, portanto, estão sujeitas à Lei da Usura , não podendo cobrar juros superiores a 1% ao mês.

Como fazer a contabilidade de uma factoring?

Como contabilizar as operações de Factoring? Ao vender os direitos creditórios para as empresas de factoring, a diferença entre o valor adquirido para o valor do título do crédito deve ser reconhecida para a correta apuração do lucro líquido de determinado período.

Como contabilizar antecipação de recebíveis?

Então, na hora de contabilizar, a empresa deve considerar as contas a receber, as taxas e impostos sobre elas e, por fim, os juros da antecipação, caso ele seja solicitado. Lembrando que o lançamento deve ser feito com o nome da operadora de cartão e na data correta de cada ação.

O que é contrato de faturização ou factoring?

O contrato de faturização ou factoring é aquele em que um empresário (faturizado) cede a outro (factor ou faturizador) os créditos, na totalidade ou em parte, de suas vendas a terceiros, recebendo o primeiro do segundo o montante desses créditos, mediante o pagamento de uma remuneração.

Como é chamado na prática empresarial o contrato de factoring?

Como é chamado na prática empresarial o Contrato de Factoring? Contrato de Empréstimo.

É correto afirmar que no contrato de factoring Faturização ou fomento mercantil?

2. O factoring, faturização ou fomento mercantil, ainda que não se encontre regularizado especificamente entre nós, é um contrato atípico, pelo qual uma das partes cede a outra um crédito, responsabilizando-se o faturizado pela existência do crédito e pelo seu pagamento.

O que é um contrato de fomento mercantil?

O contrato de fomento estabelece as diretrizes que regem a operação de fomento mercantil, como também é chamada. Nesse processo, uma empresa vende seus direitos creditórios e recebe o valor à vista, mediante a aplicação de um fator de desconto.

O que é uma empresa de fomento?

O fomento mercantil, também chamado de fomento comercial ou factoring, é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios - que seriam pagos a prazo - através de títulos a um terceiro, que compra estes à vista, mas com um desconto.

O que é contrato mãe?

28 da Lei 8.

Qual a diferença entre fundo e factoring?

A diferença básica entre uma empresa de Factoring e um FIDC, está na origem do capital, utilizado na compra dos recebíveis. ... Na essência a diferença entre a Factoring e o FIDC é que a Factoring somente pode trabalhar com capital próprio, enquanto o FIDC permite alavancagem apenas com investidores qualificados.

O que é FDIC?

O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) é uma comunhão de recursos que destina parcela acima de 50% do seu respectivo patrimônio líquido para aplicações em direitos creditórios.

O que é um direito creditório?

Sempre que uma transação comercial é feita a prazo, o credor passa a ter o direito creditório de receber por aquela dívida. Alguns exemplos da origem dessa dívida incluem a venda de produtos e serviços, contratos de aluguel, parcelas de financiamento, prestação de serviços ou disputas judiciais.

Quais fundos que podem utilizar a cota de abertura?

Nem todos os fundos podem fazer isso! Pelo fato do valor da cota ser conhecida na abertura do mercado e não haver mudança ao longo do dia, esse tipo de cota só é permitido em fundos que, por sua natureza, apresentam baixa volatilidade de preços dos ativos, sendo eles: Fundo de Renda Fixa.

O que é cota de abertura em fundos?

Cota de fechamento é aquela que é apurada e conhecida apenas no fechamento do dia, ou seja, após o encerramento dos mercados. Já a Cota de abertura é aquela que é apurada e conhecida no início do dia.

O que não afeta a quantidade de cotas de um fundo?

Investidores isentos ou imunes à tributação de IR por força de legislação específica não estão sujeitos ao come-cotas. Fundos de Investimento com classificação tributária de Ações e alguns fundos estruturados também não estão sujeitos ao come-cotas, sendo o IR recolhido somente no resgate da aplicação pelo investidor.