Adam Smith (Kirkcaldy, 5 de junho de 1723 – Edimburgo, 17 de julho de 1790) foi um filósofo e economista britânico nascido na Escócia.
Os capitalistas são os donos dos meios de produção, eles empregam os trabalhadores e a eles pagam salários. Os proletários, por sua vez, oferecem sua mão-de-obra para realizar determinado trabalho em troca de uma remuneração.
O racionalismo económico e a ânsia de criar riqueza e auferir lucros de forma a compensar os investimentos modelam a mentalidade capitalista, para além do espírito de risco, de concorrência e capacidade de inovar.
O Capitalismo é um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro. ... A base para formação, consolidação e continuidade do sistema capitalista é a divisão da sociedade em classes.
O segundo se refere a países capitalistas com forte intervenção do Estado na economia, onde este se esforça para desenvolver as forças produtivas, opondo-se assim ao liberalismo. O Brasil é considerado pela doutrina internacional um país com modelo de capitalismo de estado do segundo tipo.
Países capitalistas são os países que usam como método econômico a economia de mercado, em que os meios de produção e distribuição sãode propriedade privada e com fins lucrativos, o que causa grandes desigualdades sociais. Grandes exemplos desses países são o Brasil e os Estados Unidos.
Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: República Moldava da Transnístria, República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia do Norte, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.
“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.
A História da União Soviética tem suas raízes na Revolução Russa de 1917. Os bolcheviques, liderados por Vladimir Lenin, surgem como a principal força política na capital do antigo Império Russo, mas teve de lutar numa Guerra Civil longa e sangrenta contra os brancos anticomunistas.
República federal
As eleições legislativas ocorrem nos 85 sujeitos da federação da Rússia, que vão de oblasts, repúblicas, territórios autônomos e okrugs autônomos. As eleições para a Duma Estatal da Rússia são realizadas a cada cinco anos, e a disputa é pelas 450 cadeiras do Parlamento.
A Rússia tem uma economia de renda média-alta mista e de transição, com participação estatal em áreas consideradas estratégicas. As reformas de mercado na década de 1990 privatizaram grande parte da indústria e da agricultura, com notáveis exceções nos setores relacionados à energia e à defesa.
As principais atividades econômicas desse país estão relacionados a economia básica, como a agricultura, a pecuária e a indústria para exportação. Todos esses elementos são o que baseiam a economia da Rússia e de sua população.
Putinismo ("regime de Putin") é a ideologia, as prioridades e políticas do regime de governo praticado pelo político russo Vladimir Putin. ... Muitas dessas pessoas têm sua formação profissional com Putin, ou são seus amigos pessoais.
A principal característica da economia russa é a profunda interdependência e integração com os demais países integrantes da CEI (Comunidade dos Estados Independentes), que é formada pela maioria das antigas repúblicas soviéticas.
Com uma economia essencialmente agrária, a Rússia tinha poucas indústrias; a maior parte dela pertencia a proprietários estrangeiros, principalmente franceses, ingleses, alemães e belgas.
Antes das Revoluções de 1917 a Rússia ainda era uma monarquia absolutista em pleno século XX, dotada de uma economia fortemente agrária, a maior parte da população vivia nos campos, a indústria era pouco desenvolvida e a Rússia se encontrava tão atrasada cientificamente e tecnicamente quanto culturalmente.
A economia foi caracterizada pelo controle estatal do investimento, propriedade pública de ativos industriais, estabilidade macroeconômica, desemprego insignificante e alta segurança no emprego. A partir de 1928, o curso da economia da União Soviética foi guiado por uma série de planos quinquenais.
Resposta. A prioridade era a reconstrução econômica da URSS, dando prioridade à indústria pesada (máquinas, equipamentos, geração de energia, armamentos, comunicação) e a ampliação das áreas agrícolas.
Economia Planificada é um sistema econômico cuja produção é controlada pelo Estado, que define o planejamento e as metas da economia do país. Também chamada de Economia Centralizada ou Economia Centralmente Planejada, é o modelo proposto pelo Socialismo.
Paralelamente à grande depressão atravessada pelos países capitalistas, a União Soviética tinha metas de desenvolvimento de cinco anos, chamadas planos quinquenais, que visavam setores estratégicos da indústria, como produção de energia elétrica, máquinas pesadas e armamentos.
A política não-intervencionista de Gorbachev e os problemas econômicos soviéticos alimentaram movimentos separatstas nas repúblicas do bloco. Os países Bálticos (Estônia, Lituânia e Letônia) foram os primeiros a romper com Moscou. ... Assim, extinguiu-se a outrora toda poderosa União Soviética.