Uma função é definida por mais de uma sentença quando cada uma das sentenças está associada à um subdomínio 1,2,3,... e a união destes n-subconjuntos forma o domínio da função original, ou seja, cada domínio é um subconjunto de D. Vamos ver algumas funções definidas por mais de uma sentença e seus respectivos gráficos.
A função modular é expressa como f: R --> R, ou seja, o domínio e o contradomínio são formados por elementos do conjunto dos números reais (números positivos, negativos, frações, fracionários, raízes e outros).
Podemos utilizar as propriedades a seguir para resolver esse tipo de inequação:
A inequação modular é uma desigualdade em que a incógnita "aparece dentro do módulo". ... Ele vai ser útil para entendermos o processo de resolução das inequações modulares. Vejamos um exemplo simples e seu significado, para entendermos a estratégia típica de resolução desse tipo de inequação.
Para construir o gráfico de uma função, devemos atribuir valores para a variável que representa um valor do domínio da função e com isso encontraremos o valor que representa a imagem para aquele elemento do domínio. Exemplo: Seja a função f: A → R, tal que f(x) = 2x – 2.
O domínio é o conjunto dos valores possíveis das abscissas (x), ou seja, a região do universo em que a função pode ser definida. A imagem é o conjunto dos valores das ordenadas (y) resultantes da aplicação da função f(x), ou seja, da lei de associação mencionada.
A função tangente é definida como uma função tal que: Representação no ciclo trigonométrico: ... Classificamos a função tangente como periódica e também assintótica. Imagem: A imagem da função tangente é o próprio conjunto dos reais , ou seja, para qualquer valor de x existe y real.
Cálculo do arctangente Para calcular o arctangente de um número, basta digitar o número e aplicar a função arctan. Assim, por exemplo, para o cálculo de arctangente do número 10, é necessário inserir arctan(10) ou diretamente 10, se o botão arctan já aparecer, o resultado 1.é retornado.
Cálculo de arccosine Para o cálculo do arccosine de um número, basta inserir o número e aplicar a função arccos. Assim, para o cálculo da arccosine do número seguinte 0.
A inversa do cosseno é a secante (sec). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A inversa da tangente é a cotangente (cotg).
isto é, quando dois ângulos são complementares, o seno de “um” é cosseno do “outro”. ou seja, a tangente de “um” é o inverso da tangente do “outro”.
Bem, essa aí você me pegou (ou não, vamos ver). Na minha calculadora tan-1 seria o inverso de Tan. Então Tan-1= 1/Tan. ... tan-1 é realmente o inverso de Tangente que também é o Arco da Tangente que retorna um valor em Radianos...
Para realizarmos a operação inversa, isto é, encontrarmos o ângulo correspondente ao valor da razão trigonométrica, digitamos o valor do seno, cosseno ou tangente e apertamos as teclas SHIFT e SIN–1.