Das principais, citam-se a Tríplice Aliança, formada pelo Império Alemão, pelo Império Austro-Húngaro e pela Itália, sendo que esta última ficou neutra no início da I Guerra Mundial, e a Tríplice Entente, compondo a aliança Inglaterra, França e Rússia. ...
Impérios arcaicos e multirraciais marcavam o mapa da Europa e do Oriente Médio em 1914. Na parte leste e central do continente, a família real dos Habsburgos governava desde o século 13. Seu império – o Austro-Húngaro – era uma colcha de retalhos que reunia diversas línguas, religiões e etnias.
O cenário antes da guerra - O choque dos interesses imperialistas das diversas nações européias, aliado ao espírito nacionalista emergente, é o grande fator que desencadeia o conflito. ... Outros enfrentamentos desta vez entre a Sérvia e a Áustria nas Guerras Balcânicas, aumentam a pressão pré-bélica.
O Império Austro-Húngaro foi desmembrado, com seu território se transformando em Áustria, Hungria, Iugoslávia e Tchecoslováquia. Outros países que surgiram foram: Turquia, Letônia, Lituânia, Estônia, Polônia e Finlândia.
Paises que deixaram de existir após a 1ª guerra mundial= #A nível politico: desaparecem os impérios Russo, Austro-húngaro, Turco e Alemão, surgem novos regimes (repúblicas) e surgem novos países (Estónia, Letónia, Lituânia, Finlândia, Polónia, Irlanda, Áustria, Hungria, Jugoslávia, Checoslováquia e a Rússia .
Podemos citar aqui, por exemplo, a questão da República Tcheca e da Eslováquia, países que surgiram a partir do desdobramento da Checoslováquia. Ainda temos a Iugoslávia que surgiu a partir de vários países que posteriormente viriam a se dividir de novo.
Com o fim da Segunda Grande Guerra, a Europa, continente mais poderoso até então, teve grandes perdas, inclusive de seu status no mundo. Estados Unidos e União Soviética tornaram-se os novos centros de decisões político-econômicas. ... A Alemanha foi dividida em quatro partes, pertencentes a EUA, URSS, França e Inglaterra.
A expansão econômica do pós-Segunda Guerra Mundial, também conhecida como o boom econômico pós-guerra ou Era de Ouro do capitalismo, foi um período de prosperidade econômica em meados do século XX, que ocorreu principalmente em países ocidentais após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e durou até início de ...
Resposta: As mudanças ocorridas na divisão territorial da Europa após a segunda guerra mundial foram numerosos territórios na Europa mudaram de mãos, outros foram ocupados e perderam parte de sua soberania. Especialmente aqueles que caíram sob a influência da URSS.
Após a primeira guerra mundial, algumas mudanças são marcantes: Ocorreu o fim dos Impérios Alemão, Austro-húngaro, russo e otomano. A Áustria tornaria-se república, a Polônia ganhou novas terras, assim como os novos Estados (Tchecoslováquia e Iuguslávia).
O aumento da inflação, o elevado índice de desemprego, a elevação dos preços dos produtos energéticos e a incidência de crise ou retrações econômicas constituíram alguns dos problemas do capitalismo pós-guerra.
Resposta. A - Após a Segunda Guerra Mundial a humanidade conseguiu uma série de novas tecnologias, que surgiram por iniciativas militares e que foram adaptadas ao uso civil (a energia de micro-ondas, por exemplo, assim como os radares, os aviões e os motores a combustão mais eficientes).