O que são tetrápodes? São animais que constituem a superclasse de vertebrados terrestres, que significa animais com quatro membros ou dois pares destes. São constituídos pelos anfíbios, répteis, aves e mamíferos terrestres.
Resposta. O primeiros tetrápodes conquistaram o ambiente terrestre por conta da sua habilidade de "Vida Dupla". Já que conseguiam viver no ambiente aquático e também no terrestre, e eram bem adaptáveis.
Obviamente que todo ser vivo tende a adaptar-se em condições hostis, e foi isso que realmente ocorreu com os primeiros tetrápodes. Seu principal problema foi na transição da vida aquática para o ambiente terrestre! A respiração do ar atmosférico não era o grande “vilão”, mas sim o suporte estrutural e o peso.
Os peixes são nossos ancestrais Isso porque os primeiros vertebrados a aparecer na Terra foram os peixes, há mais de 500 milhões de anos, no período Cambriano - eles são, em termos evolutivos, os ancestrais de todos os animais dotados de coluna vertebral, inclusive do ser humano.
A partir desses seres, a sequência evolutiva seguiu da seguinte forma: ... répteis (inclusive os dinossauros) e depois os dois grupos de maior sucesso evolutivo, que habitam os dias atuais na Terra: os mamíferos e. as aves.
Tais características semelhantes nas duas classes sugerem que tais adaptações são homoplasias, ou seja, se desenvolveram independentemente em ambos os grupos. Outras características mamalianas são sinapomorfias dos amniotas, adaptações partilhadas por causa do ancestral comum.
Sinapomorfia, para a Biologia, são caracteres homólogos apomórficos compartilhados por dois ou mais táxons. É a situação que se observa quando dois táxons apresentam o mesmo caractere, e este representa uma forma derivada apomórfica frente a outra ancestral plesiomórfica.
O ovo amniótico é característico das tartarugas, lagartos, serpentes, aves e mamíferos monotremados, além do mais, estruturas da placenta são consideradas homólogas a certos anexos embrionários do ovo amniótico.
1-O ovo amniótico é aquele que possui a vesícula amniótica, uma bolsa de água que protege o embrião contra desidratação e variações bruscas de temperatura. Aparecendo pela primeira vez nos répteis é uma aquisição muito importante pois permite a total independência do meio aquático para a reprodução.
Resposta. Os ovos com casca surgiram a partir dos répteis (e em seguida foram mantidos nas aves) e representaram uma importante adaptação para que a reprodução desses animais não dependesse da água, permitindo a maior ocupação do ambiente terrestre e a maior proteção dos ovos em relação aos predadores aquáticos.
O cuidado parental aumenta a probabilidade de sobrevivência dos filhotes e, conseqüentemente, aumenta o sucesso reprodutivo da espécie. O cuidado parental pode ter início antes mesmo do nascimento da prole. É o caso do preparo de ninhos, tocas e outros abrigos para receber os filhotes ou ovos.
O ovo amniótico conferiu aos répteis decisiva vantagem sobre os anfíbios, possibilitando seu domínio sobre o Planeta, durante mais de 150 milhões de anos, até o final do Cretáceo.
Verificado por especialistas Os primeiros animais a desenvolverem essa estrutura foram os répteis. A principal importância do surgimento do ovo amniótico para a evolução dos animais foi que ele possibilitou uma maior independência do meio aquático para que os animais conseguissem se reproduzir.
O ovo amniótico é aquele que possui a vesícula amniótica, uma bolsa de água que protege o embrião contra desidratação e variações bruscas de temperatura. Aparecendo pela primeira vez nos répteis é uma aquisição muito importante pois permite a total independência do meio aquático para a reprodução.
Animais amniotas são aqueles que possuem âmnio envolvendo o embrião, enquanto os não amniotas não possuem essa membrana. O âmnio é responsável por formar o saco amniótico. Nesses animais, os embriões são cobertos por membranas produzidas pelo sistema reprodutivo da fêmea.
Amniotas são todos os animais cujos embriões são rodeados por uma membrana amniótica. Os répteis, por exemplo, pertencem a este grupo. Os amniotas são um grupo de vertebrados tetrápodes que incluem os mamíferos (Synapsida) e os sauropsídeos (répteis e dinossáurios, incluindo as aves).
O ovo desses animais possui uma casca grossa que impede o dessecamento do embrião. No entanto, a casca é porosa, permitindo a troca gasosa entre o embrião e o meio externo.
Reptilia é um grupo parafilético, porque não possui uma espécie ancestral exclusiva de todos os seus membros - o ancestral imediato comum a todos os répteis (a primeira espécie de Amniota), é também o ancestral de mamíferos e aves.
Polifiléticos- não incluem o ancestral imediato, pois incluem espécies ou grupos de diferentes ancestrais = Grupo restante de um agrupamento monofilético do qual se retirou dois ou mais terminais não monofiléticos ou grupos monofiléticos.
05 (UFRJ/2005) Um táxon é classificado como parafilético quando inclui alguns, mas não todos, descendentes de um ancestral comum. Um táxon polifilético contém membros com mais de um ancestral, e um táxon monofilético inclui todos os descendentes de um único ancestral comum.
Em um sentido amplo, grupo monofilético refere-se a um conjunto de espécies que compartilham um ancestral comum. Também é usado para denominar um grupo que contém todos os descendentes de um ancestral comum.
Grupo irmão e táxon irmão são as designações usadas em sistemática e em cladística para denotar os agrupamentos taxonómicos que incluem os parentes mais próximos numa árvore filogenética.
O táxon supra-específico, quando monofilético, representa um grupo histórico, uma reunião de espécies com uma história comum, unidas por laços de parentesco, e que descendem de um ancestral comum exclusivo. Os nomes para os táxons supra-específicos podem ser formais ou informais.
Instinto de rebanho. Tendência dos indivíduos para se reunirem em grupos para adotarem as opiniões dos outros.
adjetivo Que vive em bandos ou em grupos: animais gregários. Que é próprio das multidões: ilusão gregária. ... expressão Instinto gregário. Tendência que faz com que pessoas, ou animais, se juntem, deixando de lado seus interesses individuais.
1. Compaixão por males alheios que sentimos como nossos. 2. Piedade.
O gregarismo é uma estratégia protetora observada em diversos grupos de animais, que se agrupam em populações mais ou menos estruturadas, permanentes ou temporárias, visando a proteção dos indivíduos que a compõem.
Animais que vivem em grupo. Referente a multidão. Instinto de se juntar. Os cavalos são animais gregários.
A palavra sociedade advém do termo em latim societas, que significa associação com outros. Os seres humanos juntam-se, desde os primórdios, em grupos para facilitar a sobrevivência. Podemos dizer, de maneira geral, que há uma espécie de rede de relacionamentos entre as pessoas que configura a sociedade como um todo.
Resposta. Resposta: a palavra gregário vem do adjetivo grei; que significa animais que vivem em bandos, grupos, comunidades,matilhas, perdendo sua identidade de um ser solitário e independente.