O ACC é um dos mais conhecidos e utilizados mecanismos de financiamento à exportação. Trata-se de financiamento na fase de produção ou pré-embarque. ... Tendo limite de crédito com o banco, o exportador celebra com esse um contrato de câmbio no valor correspondente às exportações que deseja financiar.
Como é a realização do contrato de câmbio?
Assim, apresentam-se, a seguir, os tipos e aplicações dos contratos de câmbio:
Existem dois tipos principais de câmbio: o Turismo e o Comercial. Câmbio Turismo: é a cotação utilizada para a compra e venda de moeda estrangeira para viagens internacionais, aquela que você encontra nas casas de Câmbio, por exemplo.
Quando você vai fazer uma operação de câmbio basicamente você terá dois custos/despesas. Uma delas é Tarifa, que é um valor fixo por contrato ou por operação. Você deve analisar sempre esse item, pois os valores no Brasil variam de USD 20,00 a R$ 600,00 por operação, o que pode encarecer muito seus processos.
Existem três: câmbio fixo, banda cambial e câmbio flutuante. Cada uma delas refere-se a um regime cambial com características próprias.
O fechamento do câmbio deverá acontecer conforme as necessidades dos clientes, sempre respeitando as regras de liquidação do contrato, as taxas de juros vigentes e variações na taxa de câmbio. Toda a operação deve ser feita até 180 dias antes ou depois do embarque dos produtos negociados na importação ou exportação.
Para se realizar o fechamento de câmbio na importação, a instituição financeira responsável vai realizar a transferência e conversão da moeda, entre os importadores e exportadores. Nisso, será emitido um código Swift e o valor será transferido diretamente aos destinatários, sempre no momento mais adequado.
Taxa de fechamento é a taxa de câmbio à vista vigente ao término do período de reporte. Variação cambial é a diferença resultante da conversão de um número específico de unidades em uma moeda para outra moeda, a diferentes taxas cambiais. Taxa de câmbio é a relação de troca entre duas moedas.
Para se tornar um Despachante Aduaneiro Você precisará estar vinculado a um Despachante Aduaneiro como Ajudante de Despachante Aduaneiro. Apenas após 02 anos de vínculo, você poderá realizar o Exame de Qualificação Técnica para Ajudantes de Despachantes Aduaneiros – ADA para se tornar um despachante aduaneiro de fato.