Muitos são os usos das ervas na espiritualidade. As conhecidas 7 ervas são muito utilizadas para banhos energéticos de proteção, defumações de limpeza, além de protegerem o ambiente. É muito comum que as pessoas tenham um vaso com todas elas para espantar as energias ruins e purificar o ambiente. Veja quais são as 7 ervas e entenda os usos, além de aprender a cultivar.
Então, importamos uma boa quantidade deste preparado e iniciamos alguns testes em busca de um aroma que fosse macio e agradável, sem perder a sua força e efetividade na limpeza energética.
Depois de montado, com mudas e substratos adequados, o vaso deve ser instalado em um local que ofereça boas condições para o crescimento. "Isso significa receber iluminação natural e ventilação necessárias", esclarece Luana Sudré.
Para começar a montar um vaso de sete ervas, é importante escolher um recipiente que agrade aos olhos e combine com o espaço, pontos fundamentais para a harmonização. Se possível, é melhor optar por peças fundas, que valorizam o crescimento das plantas.
Já falamos um pouco para o que servem as 7 ervas. Mas você sabia que elas podem ter diferentes usos? Elas podem tanto ser benéficas para a energia do ambiente, como também para a sua. Os usos mais indicados para o ambiente são a defumação e o vaso com as plantas, enquanto para a energia pessoal o banho é mais indicado. Entenda um pouco mais sobre cada uma das formas de uso.
A maioria das plantas do vaso de 7 ervas gostam de bastante luz solar. No entanto, a comigo-ninguém-pode e a espada-de-São-Jorge não gostam de sol em excesso. Por conta disso, é importante que o vaso tome luz solar direta em horários mais brandos, como a parte da manhã ou fim de tarde. Caso notar que elas precisam de mais sol, uma boa opção é utilizar uma tela de estufa para cobrir, assim elas vão receber a luz solar, mas sem tanta intensidade.
O vaso deve ser composto pelas plantas abaixo. As três primeiras são voltadas para a harmonização do ambiente. As outras quatro servem mais para limpeza, pois são energeticamente quentes e, por isso, eliminam a negatividade ao seu redor.
Na época (em torno do ano de 2006), a Inca produzia apenas 4 aromas de incensos (hoje são 27 aromas), mas continuávamos recorrendo às lojas de artigos esotéricos e de umbanda para comprar os preparados de 7 ervas para um reforço na defumação, quando as energias estavam mais densas e precisávamos de um cuidado mais específico com o ambiente.
No caso da defumação, aconselhamos colocar também uma quantidade de resina de breu-branco para cumprir a função de união dos ingredientes e tornar o aroma da fumaça bem agradável.
Uma boa dica: nem toda planta cheirosa quando queimada exala um aroma agradável e, às vezes, uma planta que quase não tem cheiro ou não tem um aroma agradável, quando queimada exala um perfume incrível. Então por isso algumas plantas funcionam bem pra defumação e outras não e você pode fazer seus próprios testes para descobrir as que lhe agradam.
3. Espada-de-são-jorge: também conhecida como língua de sogra, simboliza proteção. Recebeu o nome por remeter ao instrumento usado por Jorge da Capadócia, ou São Jorge.
A diferença de necessidade de regas entre as plantas do vaso é bem grande, mas para cultivar você pode apostar no meio termo. Deixe o solo úmido, mas tente não encharcar. Após um tempo pode ser necessário replantar algumas das plantas.
Para dar o toque brasileiro e a cara dos Incensos Inca chegamos na seleção de mais duas plantas, a Arruda e o Breu-branco (almecega) que passaram a compor as 7 ervas deste incenso único.
Comece com um pedaço de manta no fundo do vaso, ele vai garantir uma boa drenagem do solo. Depois, coloque argila expandida e em seguida comece a plantar as ervas. Se possível, coloque as com necessidades de cuidados parecidas mais próximas umas das outras. Depois é só completar com terra e cuidar. Observe atentamente suas plantinhas, se começarem a secar sem explicação, pode ser que estão cumprindo seu papel de limpar o ambiente.
Antes de mais nada, é preciso conhecer quais são as 7 ervas. Muito utilizadas pela Umbanda, elas cumprem, no geral, o papel de limpeza energética e também de proteção. Elas são divididas em dois grupos, nos quais uma parte das ervas é utilizada para harmonizar, enquanto a outra é para a limpeza. Entenda.
A presença de um vaso de sete ervas repele todo esse conjunto ruim e, de quebra, atrai a positividade, sobretudo amor, alegria, produtividade, proteção, prosperidade e paciência.
O vaso com as 7 ervas plantadas garante a limpeza das energias densas, além de impedir que inveja, mau olhado e outras coisas ruins cheguem ao seu lar. Além disso, por conta especialmente do manjericão, o seu lar vai ser mais harmônico. Um vaso de 7 ervas ajuda a manter o ambiente sempre em paz, para todas as pessoas que vivem nele.
Já o olíbano, a mirra e o estoraque são plantas espirituais, que trabalham com faixas vibratórias elevadas. São plantas que atraem as boas energias, que conduzem a estados meditativos, acalmam e elevam os pensamentos. Por isso esse incenso é tão incrível, são três plantas que atuam intensamente pela liberação de energias estagnadas e três plantas que atuam na atração e sintonia com boas energias.
Uma outra dica importante é trabalhar a receita para chegar em um aroma que seja agradável pra você, tanto pro banho quanto pra defumação, é importante estabelecer uma sintonia de quem manipula com o aroma exalado pelo preparado.
Já essas quatro plantas são as responsáveis por limpar as energias negativas e densas do ambiente. É até comum que algumas delas, como a pimenta ou a arruda, sequem e morram quando absorvem as energias do ambiente. Elas são capazes de atrair para si as energias densas e depois de cumprirem seu papel, elas secam. Elas limpam do mau olhado, inveja e tudo que há de ruim.
Em lojas de produtos esotéricos ou mesmo em lojas de produtos naturais é possível encontrar as 7 ervas já prontas para o banho. Apenas tome cuidado para não ingerir, pois a comigo-ninguém-pode é extremamente tóxica! Siga as recomendações do produto ou da Mãe ou Pai de santo. E intencione o que deseja trabalhar com o banho, pois é o mais importante!
A especialista acrescenta que energias negativas se referem a todos os sentimentos que atraem algo de ruim para a vida das pessoas e fazem com que se sintam mal, como inveja, falsidade, agressividade, vícios e por aí vai. "Uma casa rodeada por esses sentimentos tem sua harmonização cortada. Logo, todos que convivem ali acabam sendo sugados por essa negatividade também", pontua.
Alecrim e cardo santo: espantam inveja e olho-gordo. Benjoim, beladona, cascas de alho, canela, folhas de fumo e mirra: purificam o ambiente contra más vibrações e espíritos negativos. Folhas de bambu: contra "vampiros" astrais (pessoas que sugam a boa energia do ambiente). Guiné: barra todo e qualquer mal-feito.
Composto de carqueja, cavalinha, centalha asiática, chá verde, erva de bugre e sene, o chá 7 ervas é considerado digestivo e costuma ser usado para auxiliar no emagrecimento. No entanto, é importante atentar para os problemas que a mistura de tantas ervas em uma mesma infusão pode trazer.
Como cuidar... As regas devem ser cuidadosas: mantenha o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. Procure regar sempre que a camada superficial estiver seca. Para manter as plantas fortes e sadias, adube-as mensalmente, com húmus de minhoca ou com uma mistura de farinha de osso e torta de mamona.
Conheça 12 plantas que trazem boas energias para casa
19 espécies de plantas para afastar a energia negativa de casa
Além de decorar e perfumar o lar, algumas espécies têm o poder de atrair boas energias e afastar a negatividade. Estudos comprovam que a Arruda, Pimentinha, Alecrim, Cactos, Samambaia, Espada-de-São Jorge,Sálvia, Hortelã, Manjericão, Babosa, Bambu, Lirio-da-paz e Jasmim, purificam o ar e atraem positividade.
3) Outra opção para tirar mau olhado e inveja é o famoso e infalível vaso 7 ervas, que combina sete diferentes e poderosas plantas: espada de São Jorge, arruda, pimenteira, manjericão, alecrim, guiné e comigo-ninguém-pode. 4) Os banhos de limpeza espiritual são ótimos aliados para afastar a inveja e o mau olhado.
Dicas para afastar a inveja e o mau-olhado
O sal grosso com carvão serve como um catalizador de energia negativa. ... Podemos fazer qualquer dia, qualquer hora, porém é importante que você faça após ter tomado seu banho, porque a água nos renova as energias, e sem estar cansada porque aí é complicado manter um estado energético vibrante.
O poder do sal grosso É utilizado a tempos como protetor contra as energias negativas. Com suas propriedades energéticas, ele é capaz de purificar ambientes e absorver as vibrações negativas. ... O sal grosso emite as mesmas vibrações que a onda violeta, tendo as mesmas capacidades de neutralizar as energias negativas.
Em um pote coloque sal grosso, cravo, canela e alho também pode ser acrescentado. O sal grosso ajuda a absorver as energias negativas do ambiente. ... O cravo nos livra da inveja, mau olhado, olho gordo.. O alho também irá proteger, purificar e energizar o ambiente.
Enfeitar os ambientes e reter energias e fluidos carregados. O sal grosso deve ser trocado a cada 15 dias, pois também irá saturar. Jogar o sal usado em água corrente. Proteção contra ataques psíquicos, e para desativar indesejados fenômenos psíquicos.
Isso é verdade, pois quando em excesso, o sal faz com que a planta seque e morra. ... Sal em pequenas quantidades é inofensivo, mas em grandes quantidades… pode matar a planta.
dinheiro, aumento dos poderes psíquicos, proteção física e espiritual, buscas espirituais, amor, sucesso, limpeza, purificação, bênçãos, proteção, melhoria das comunicações e também auxilia a meditação.
O sal grosso elimina as energias negativas, a cor vermelha das pimentas funciona contra o mau-olhado, o café traz energia positiva, prosperidade e dinheiro, o número 7, o anis assim como a ametista representa transmutação de energia…
Ao fazer o Banho com Sal você descarrega esta carga energética e pode pensar com maior clareza, pode direcionar melhor sua Energia de Amor e sua Energia de Cura, pois sua aura irá se expandir e lhe dará proteção.
Prepare um recipiente contendo água morna misturada com dois punhados de sal refinado e deixe ao seu lado no chuveiro. Tome seu banho como de costume. ... Depois, se levante, abra a torneira do chuveiro e tome um segundo banho, apenas deixando a água cair em seu corpo.