Esse trecho significa que o povo poderia observar a liberdade chegando com a declaração da independência, quando o Brasil se tornou uma nação independente de Portugal. ... Longe vá temor servil, ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil”.
Varonil - Que apresenta coragem, que age de maneira destemida; arrojado. Servil - Relativo à condição ou ao estado de servo, de quem não é livre ou não tem seus direitos e bens garantidos.
Ímpias falanges que apresentam face hostil são as tropas brasileiras que estavam descrentes sobre sua luta. O escritor faz um apelo nesse verso, pedindo que elas não temam, que acreditem em sua força, porque elas são os muros que protegem o Brasil do inimigo.
"Brava Gente Brasileira" é um dos versos que o jornalista Evaristo da Veiga escreveu para o refrão do Hino da Independência, que ganhou música do imperador Dom Pedro I e que foi, até 1890, o Hino Nacional Brasileiro. Recebeu diversos prêmios e indicações no Brasil e no exterior.
Um desses preciosismos está no emprego da segunda do plural ("vós", em "podeis" e em outras passagens). Vamos, pois, à ordem direta do início da letra: "Filhos da pátria, já podeis ver contente a mãe gentil" (ou "Já podeis ver contente a mãe gentil, filhos..." ou faça você a sua, caro leitor).
1 ímpia, terrível, atroz, brutal, cruel, feroz, insensível, danada, dura, inclemente, malvada, maldosa, perversa, malévola, desumana, desalmada, impiedosa, fria, bárbara, desapiedada, impia, cavaleira, audaz, valente, corajosa, ousada, arrojada, valorosa, briosa, destemida, audaciosa, denodada, intrépida, aguerrida.
1 xucro, selvático, selvagem, indômito, indomável, indomado, indócil, feroz, ferino, bravio. Que está enfurecido: 2 colérico, danado, enfurecido, furioso, irado, irritado, zangado.
Significado de Brava adjetivo Cheia de coragem; que não teme o perigo; corajosa, valente. Que se irrita com facilidade: nossa, que professora brava! Que não se domesticou; selvagem: égua brava.
bravio. 1. Selvagem, bruto, feroz.
As palavras bravo e brabo existem na língua portuguesa. São palavras sinônimas em alguns dos seus significados e ambas estão corretas. Ambas as palavras são sinônimas de feroz, danado, irritadiço, rígido, tempestuoso, agreste, entre outros. ...
Sinônimo de alguém complicado de se conviver, uma pessoa temperamental é aquela que possui um humor instável e que se mostra difícil de agradar. O temperamento nada mais é do que o sistema de comportamento emocional e afetivo.
A personalidade “complicada”, entendida como aquela que mostra comportamentos irregulares, desiguais, narcisistas, manipuladores e às vezes até agressivos psicologicamente, contém por trás certas nuances que é necessário conhecer em profundidade.
Existe uma série de personalidades, a seguir estão as seis mais complicadas:
Geralmente, é quando se está tomando consciência de que as coisas são maiores e mais profundas do que se imaginava que se pensa em termos de “as pessoas são complicadas”. ... O que acontece que é está havendo um despertar para a complexidade humana. Bem vindo à realidade.
Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba. ... Etimologicamente, a origem da palavra humildade está no latim humilitas, que significa “pouca elevação”, ou seja, uma relação com a ideia de modéstia.
Significado de Simplicidade substantivo feminino Qualidade daquilo que é simples; característica do que não é complexo; desprovido de complicação: a simplicidade dos manuais de instrução. Que não é composto. Modo de se comportar espontâneo; falta de pretensão: a simplicidade da professora deixou os alunos empolgados.
36 sinônimos de simplicidade para 6 sentidos da palavra simplicidade: Qualidade do que não é complicado: 1 clareza, compreensibilidade, descomplicação, desembaraço, facilidade, inteligibilidade, simpleza.
Reciprocidade, uma palavra que representa muito bem a retribuição, o devolver o bem com o bem. Quando se trata de relações humanas, o amor recíproco se mostra como a base fundamental para a criação de laços poderosos, em que há cumplicidade, entrega, apoio, compartilhamento.
Um bom relacionamento apresenta naturalmente a reciprocidade. Isso indica que ambos estão maduros e se preocupam com o bem-estar do parceiro e o seu próprio.
A pessoa dá um monte de surpresas e presentes, e a outra nada. A sensação é de falta de reciprocidade, mas pode ser que essa pessoa esteja oferecendo outro tipo de “presentes”. O que deveria ser medido é o volume de atenção, carinho e esforço e não o fato em si.