Na verdade chamar abdominais inferiores não é um nome muito correto, visto que o teu reto abdominal, ou seja, a tua parede abdominal cobre toda a área da tua barriga e conecta com a pélvis.
“Para reduzir o acúmulo e excesso de gordura abdominal são necessários: uma alimentação equilibrada, com cereais integrais, frutas e vegetais distribuídos ao longo do dia; consumo de fibras como aveia, linhaça, chia nas preparações; ingestão de água, boa noite de sono e prática de exercícios físicos frequentes”, resume ...
Nos músculos da região abdominal (reto e oblíquos), a dor que sentimos durante o exercício é causada pela queda do PH do músculo, que se torna ácido e estimula os receptores dolorosos. Essa queda no PH e, em consequência a dor, são mais percebidos em exercícios com número de repetições mais elevadas, como acima de 15.
Além disso, procure alongar bem os músculos e aquecer o corpo antes do treino. Outra dica de como prevenir a dor muscular pós-treino é comer um lanche saudável após o exercício. Escolha alimentos ricos em carboidratos e proteínas, como carnes magras, que podem ajudar a reparar os músculos, ajudando a reduzir a dor.
Os carboidratos complexos são aqueles digeridos mais lentamente pelo corpo, dando a sensação de saciedade por mais tempo. Dentre as opções mais recomendadas estão o arroz, pão e massas integrais, batata-doce, mandioca, inhame, sementes e vegetais.