EQST

Que Açes Podem Ser Desenvolvidas Pela Escola Para Atender De Forma Integral Os Alunos Surdos?

Que ações podem ser desenvolvidas pela escola para atender de forma integral os alunos surdos?

O atendimento integral aos alunos surdos deve ser feito a partir do cumprimento das leis que orientam as políticas públicas relacionadas a inclusão do aluno surdo, principalmente na existência de tradutores e intérpretes na educação básica e superior.

Como uma pessoa surda aprende a ler?

Sua leitura de mundo é feita através de experiências visuais e concretizadas em sua língua natural. No aprendizado da leitura e escrita é necessário ir do mundo para o texto, dos conhecimentos concretizados na língua de sinais e que deverão ser traduzidos para o português.

Quem é surdo consegue ler?

A língua de sinais portuguesa, de Portugal, é diferente da LIBRAS. Um português surdo não consegue se comunicar com um brasileiro surdo, na língua de sinais. ... Aproximadamente 30% dos surdos brasileiros não sabe ler português. Os restantes 70% sabem ler português mas não têm entendimento claro desta língua.

Quais os principais mecanismos de aprendizagem das pessoas surdas mudas?

Existem três tendências educacionais: a oralista, a comunicação total e a abordagem por meio do bilingüismo. O oralismo é um treinamento oral, o bilingüismo, é um método que privilegia a língua de sinais - LIBRAS, já a comunicação total utiliza todas as formas de comunicação, e é a mais utilizada.

Como é a alfabetização de surdos?

Diante do processo de alfabetização, conclui-se que o surdo não é alfabetizado como os demais ouvintes, mas passa por um processo que chamamos de “letramento”. Destaca-se nessa aprendizagem a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), considerando-o bilinguismo.

Quais as duas abordagens da surdez hoje?

Os métodos de ensino dividem-se em três abordagens principais que produziram muitas formas de se trabalhar com o aluno surdo. São elas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo.

O que é a comunicação total para surdos?

A Comunicação Total defende a utilização de inúmeros recursos linguísticos, tais como, a língua de sinais; linguagem oral; códigos manuais, entre outros. Todos eles são facilitadores de comunicação com as pessoas surdas, privilegiando a comunicação e a interação entre as línguas (orais e sinalizadas).

Qual a metodologia que tem em seu conteúdo os quesitos da Comunicação Total?

O método da comunicação total era estruturado com o uso de qualquer estratégia educacional que pudesse recuperar a comunicação das pessoas surdas. Este paradigma combinava diversos recursos que colaborassem com o desenvolvimento da língua oral.

Quando surgiu a comunicação total para surdos?

O insucesso do Oralismo deu origem a novas propostas em relação á educação da pessoa surda. A abordagem que surgiu por volta de 1970 foi chamada de Comunicação Total. Os alunos então utilizavam os sinais em contato com outros surdos fluentes. ...

Onde surgiu a comunicação total?

A Comunicação Total foi desenvolvida em meados de 1960, após o fracasso do Oralismo puro em muitos sujeitos surdos, então educadores começaram a utilizar o oralismo com a língua de sinais simultaneamente como uma alternativa de comunicação.

Quem foi o precursor da comunicação total?

O educador Samuel Heinicke foi o precursor da Comunicação Total. b. O Congresso Internacional de Milão determinou a transformação do ensino individual para a criação de escolas para surdos.

Quem criou a comunicação total?

No século seguinte, nos Estados Unidos, Thomas Hopkins Gallaudet e Laurent Clerc (1815) unem o léxico da língua de sinais francesa com a estrutura da língua francesa, adaptando para o inglês, em 1815. Disto surgiram os primeiros esboços da Comunicação Total.

Quem foi o criador do método Oralista?

Heinicke é considerado o fundador do oralismo e de uma metodologia que ficou conhecida como o "método alemão". Para ele, o pensamento só é possível através da língua oral, e depende dela.

O que é Comunicação Total e bilinguismo?

O Oralismo, a Comunicação total e o Bilinguismo são as abordagens de ensino que mais influenciaram e ainda influência a concepção sobre o sujeito surdo, a língua de sinais e a cultura surda. ... Nesta abordagem o estudante era estimulado a fazer uso de gestos, mímicas, línguas de sinais, oralizar, de aparelhos auditivos.

Quem é Lucinda Ferreira Brito?

No Brasil, Lucinda Brito inicia seus importantes estudos lingüísticos em 1982 2 sobre a Língua de Sinais dos índios Urubu-Kaapor da floresta amazônica brasileira, após um mês de convivência com os mesmos, documentando em filme sua experiência.