Córtex cerebral Essa é a parte externa, que todos chamam de 'massa cinzenta', (por causa de sua coloração acinzentada). É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção. Responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio e Postura.
A camada externa dos hemisférios cerebrais é composta por uma substância cinzenta chamada de córtex cerebral, formada por mais de 10 bilhões de neurônios. A região interna dos hemisférios tem uma massa de cor mais clara do que o córtex, e por isso é chamada de substância branca.
O cérebro humano é dividido em duas partes: hemisfério esquerdo, responsável pelo racional, e o hemisfério direito, responsável pelo emocional.
O lado direito do cérebro é considerado artístico: relacionado à observação e interpretação do mundo ao nosso redor. É ele quem analisa as situações em geral e oferece uma resposta imediata - ao contrário do lado esquerdo que segue uma série de passos cuidadosos.
As diversas formas de comportamento de um indivíduo são influenciadas pelas memórias dos acontecimentos. O cérebro aprende através de mecanismos emocionais que funcionam como “cola” para a memória. Portanto, o conteúdo emocional da informação é determinante para ser lembrado ou esquecido no futuro.
O sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, é um conjunto de estruturas localizado no cérebro de mamíferos, abaixo do córtex e responsável por todas as respostas emocionais.
Uma única emoção pode gerar diversos tipos reação, que podem ser positivas ou negativas. O cérebro tem uma estrutura chamada sistema límbico, que é responsável pelas emoções e sentimentos. Quando recebe um estímulo, o sistema límbico envia mensagens para o cérebro, que produz repostas e cria um estado emocional.
A estruturação emocional é você viver de forma harmoniosa, de forma que os seus sentimentos, seus pensamentos, seus valores e sua emoção estejam trabalhando juntos como em uma engrenagem única.
Relativo a factores psicológicos ligados às emoções (ex.: equilíbrio psicoemocional, violência psicoemocional).
Pessoas que sofrem de labirintite emocional apresentam dois sintomas básicos: tontura e vertigem. Para controlar esses sintomas, deve ser realizado um tratamento à base de terapias psicológicas, sendo também recomendado o acompanhamento de um neurologista e, em alguns casos, um psiquiatra.