A lista de inadimplentes deve conter apenas o número da unidade, o valor da dívida, a negociação ou acordo, e a existência ou não de ação judicial. Não se pode colocar o nome dos devedores, pois a exposição causa constrangimento.
O cadastro de inadimplentes nada mais é do que um banco de dados publicamente compartilhado e que contém anotações sobre pessoas físicas e jurídicas e seus respectivos créditos e débitos, geralmente relacionando o nome do devedor/CPF/CNPJ, o nome do credor/CNPJ, a data de vencimento da dívida, seu valor, e a data de ...
A lei que criou o cadastro positivo não estabeleceu nenhum benefício concreto ao consumidor positivo, como por exemplo, a redução dos juros. Outra desvantagem é em relação à insegurança da garantia de empréstimo, pois, por uma lado, o consumidor permite uma maior abertura a respeito de suas informações financeiras.
Você é considerado inadimplente quando tem pagamentos atrasados que estavam com prazo previamente marcado. Por exemplo: você tem conta de água e luz para acertar no dia 10, mas não fez isso. A partir do dia 11 já é considerado inadimplente. Já o endividamento é assim chamado quando há parcelas a vencer.
Se a dívida já possui mais de cinco anos e, mesmo assim, ainda existem cobranças referentes a ela, o cliente precisa contratar um advogado. Ou, então, requerer um Defensor Público da sua cidade para tentar resolver o problema.
Cobrança de inadimplentes Sem dúvida, a forma de cobrança de inadimplentes está diretamente ligada à abordagem, ou seja, ao jeito com que o cliente recebe essa informação. ... Esteja aberto para negociações e tente mostrar alternativas para facilitar o pagamento, assim o cliente se sentirá mais convicto à pagar sua dívida.