2) Como a gastrina, colecisticinina e a secretina afetam a motilidade gastrintestinal? A gastrina é um hormônio peptídeo que estimula a secreção de ácido clorídrico e estimula a motilidade do estômago. É secretado pela célula G no antro do estômago.
A colecistoquinina (CCK) é um peptídeo produzido pelas células I do duodeno e jejuno, assim como no cérebro e no sistema nervoso entérico. A CCK é secretada em resposta aos nutrientes no lúmen intestinal, especialmente gorduras e proteínas.
O suco pancreático é uma secreção produzida pelo pâncreas que atua no processo digestivo e, através do ducto pancreático (ou canal de Wirsung), é lançado na cavidade do duodeno.
A mastigação de alimentos estimula a secreção de saliva pelas glândulas principais, provocando um aumento do fluxo salivar e da concentração de amilase. O fluxo de água aumenta e a concentração de amilase elevada facilitam o clearence de restos alimentares e a digestão, respectivamente.
Regulação da Secreção Gástrica As células ECL, localizadas na submucosa, controlam a secreção de ácido pela liberação de histamina em resposta à estímulos parassimpáticos do nervo vago. A histamina age nos receptores H2 das células parietais.
O corpo humano leva algum tempo para fazer a digestão completa dos alimentos, mais especificamente, cerca de 24 a 72 horas. Ou seja, a digestão dos alimentos consumidos em um dia podem levar até 3 dias para ser inteiramente realizada.
O tempo de espera para entrar na água varia muito, pois a duração da digestão depende do tipo e quantidade de comida ingerida. De modo geral, o recomendado é esperar ao menos uma hora antes de realizar atividade física --ou duas se o esforço for muito grande, como a prática de um esporte.