A função da bobina de ignição é transformar a tensão da bateria na alta tensão necessária para formação da centelha. Ao criar essa tensão, ela é transferida para as velas de ignição, onde são produzidas as faíscas que realizam a combustão e, consequentemente, o funcionamento do motor.
Esse problema acontece quando o combustível não utilizado é emitido através do sistema de escape e pode ser identificado pela presença de fumo preto e cheiro da gasolina. Problemas ao dar partida no carro no frio é um bom sinal de falha da bobina de ignição.
A bobina tem a função de transformar a tensão vinda da bateria em alta tensão necessária à formação da centelha. Essa tensão é transferida para as velas de ignição em que são produzidas as faíscas necessárias para a combustão e o consequente funcionamento do motor.
Seu funcionamento parte do principio de que, quando a corrente elétrica passa num enrolamento de fios, gera-se um campo magnético e, inversamente, quando se interrompe um campo magnético, gera-se eletricidade em qualquer enrolamento de fio dentro das linhas de força do campo magnético.
Localize o enrolamento primário da sua bobina (consulte o manual do fabricante), coloque o multímetro na escala de 200 Ohms do modo Ohmímetro, teste a resistência e veja se está entre 0,2 e 1 Ohm.
Motor elétrico: Ligação triângulo A ligação triângulo é realizada ligando os terminais 1 com 6, 2 com 4 e 3 com 5, assim como mostra a imagem abaixo! Cada uma destas pontas é ligada em uma das fases de um sistema trifásico. Neste tipo de ligação não existe neutro e cada bobina está ligada à duas fases.
Como identificar as bobinas? Para identificar as bobinas do motor trifásico devemos testar a continuidade entre os terminais e fazer os pares de cabos. Mas não é só isso, devemos também identificar polaridade das bobinas.
Ligação de motores monofásicos de indução com 3 fios Quando o motor possui quatro terminais que saem dos enrolamentos da máquina ou três terminais, um dos enrolamentos é comum, sendo possível identificá-lo com auxílio de um multímetro, medindo a resistência de dois pontos de enrolamento do motor monofásico.
Primeiro conecte um cabo cinza no cabo preto do borne inferior do conector sindal do motor e o outro cabo cinza no cabo branco do borne superior do conector sindal do motor. Conexões dos cabos no conector sindal do motor. Após fazer todas conexões podemos colocar o interruptor na caixa de passagem.
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
No caso de uma substituição, retire a placa e desparafuse o interruptor/a tomada do suporte.
Ligue o moto esmeril mudando o interruptor para a posição liga. Aguarde até que o moto esmeril atinja a sua velocidade máxima antes de iniciar o trabalho. Sempre apoie a peça trabalhada sobre a base de apoio do moto esmeril. Para desligar, acione o interruptor (chave liga/desliga) e aguarde até a parada total do eixo.
Como ligar capacitor? Caso você não saiba, a maioria dos capacitores eletrolíticos têm polaridade e essa informação vem descrita no corpo do capacitor. Nesta imagem a seguir é possível ver os traços que indicam o lado negativo do capacitor, então basta ligar o negativo e o positivo nos terminais corretos e pronto!
O motoesmeril é uma ferramenta utilizada para cortar, afiar, desbastar e aparar diversos tipos de materiais. Essa ferramenta é formada por um motor ligado a um rebolo de esmeril, um tipo de mineral muito duro utilizado para amolar facas, tesouras, etc.
Quando um capacitor entra em curto-circuito, o enrolamento no motor pode queimar. Quando um capacitor se deteriora ou se abre, o motor tem um torque de partida ruim. Um torque de partida ruim pode impedir a partida do motor, o que geralmente desarma as sobrecargas.
O desalinhamento é um causador comum de falhas em motores elétricos. Acontece quando o eixo de acionamento do motor (rotor) ou a peça de acoplamento não estão corretamente alinhados com a carga. ... Outro efeito indesejado é o aumento na vibração tanto na carga como no próprio motor.
É muito importante que os motores sejam compatíveis com os valores atuais ideais. O superaquecimento também ocorre quando um motor elétrico é forçado a operar em um ambiente de alta temperatura. Isso faz com que a taxa em que o calor pode ser conduzido para reduzir a uma taxa alarmante.
O capacitor basicamente tem como principal característica adiantar a corrente em relação à tensão no motor, afinal de contas, ele precisa carregar todas suas placas para que haja tensão. ... Guarde isso na sua cabeça agora, a corrente é adiantada em 90° em relação a primeira bobina do motor.
Para descobrir qual é o seu valor basta dividir a tensão pela corrente, no caso do nosso exemplo é 127 divido por 2, que é igual a 63,5 ohms.
O capacitor de partida é aplicado em motores monofásicos para criar a diferença de fase necessária entre os campos, ou seja, criar um conjugado de partida, pois o capacitor adianta a corrente da tensão em 90°. ... Neste caso, as fases já são defasadas naturalmente entre si, o que garante um bom torque na partida.
A função básica do capacitor de ventilador de teto, assim como nos demais ventiladores é dar a partida e também manter a velocidade de rotação do motor. ... Liquidificadores, furadeiras e a maioria das ferramentas elétricas possuem motores de indução com força e alto torque, por isso não possuem capacitores na partida.
É um componente que armazena carga elétrica ao ser ligado a uma fonte de alimentação para gerar energia que faz o motor do seu aparelho “ligar” e “girar” (dar a partida e manter sua velocidade), ou seja, ele é responsável pelo funcionamento do seu ventilador de teto.
A lógica é que os ventiladores podem causar mais esforço sobre o corpo a essa temperatura e acima dela, soprando um ar mais quente do que a pele assim nos aquecendo por convecção.
O motivo mais comum para a quebra de ventiladores é a queima do fusível. Não é sempre que isso acontece por causa de picos de energia, mas essa costuma ser a razão mais comum e é relativamente fácil de resolver. Desconecte o ventilador da tomada, compre um fusível compatível com seu aparelho e retire a parte traseira.
Se souber retirar retire o capacitor e substitua. Se não funcionar deve trocar o ventilador. Lembre-se sempre de desligar o disjuntor antes de mexer na parte elétrica do aparelho. Pode ser o capacitor vêja se as lampadas estão acendendo.
ligue os fios na chave de controle Nesse passo troque o interruptor pela chave de controle do ventilador, conecte o fio da chave de controle ao retorno da lâmpada, conecte os dois fios da chave aos fios do motor e o fio de alimentação à energia, lembrando de isolar o outro fio.
Para fazer a ligação elétrica, de acordo com a figura 03, conecte o fio marrom do ventilador na rede (fase/neutro), o fio azul do ventilador com o fio preto da chave e o fio branco da chave ligar na rede (fase). Acomode o fio de modo que não fique com muita folga e que o ventilador oscile livremente sem esticá-lo.
Passo a passo
2. Para ligar o motor do aparelho, aperte o botão vento do controle remoto. Na primeira utilização do aparelho ou sempre que o interruptor de parede for ligado, será acionado o modo ventilação na velocidade máxima.