Sabemos que para determinar os pontos onde a parábola cruza o eixo x basta fazer y = 0 ou – x2 + 3x = 0. Assim, teremos: Portanto, podemos afirmar que a altura máxima que o míssil atingirá será de 2,25 Km e o alcance máximo será de 3 km.
Para descobrir a altura máxima que um projétil pode alcançar, a partir da função que representa sua trajetória, basta calcular o valor máximo dessa função com relação ao eixo y, ou seja, a coordenada y do vértice. A altura máxima que esse projétil pode atingir é de 5 metros.
5 metros
A altura máxima atingida para um projétil cuja trajetória pode ser descrita pela função h(x) = -6x² + 15 é 15 metros. Observe que a função h(x) = -6x² + 15 é da forma y = ax² + bx + c. Sendo assim, temos que a função h é uma função do segundo grau incompleta.
Vejamos: Aceleração(y) = -g = constante. 2- A velocidade escalar tende a zero, no ponto mais alto da trajetória, pois esse ponto mais alto da trajetória é a inversão do movimento. 3- Quando um objeto está na subida, podemos dizer que sua velocidade escalar é positiva e seu movimento é progressivo.
Para calcular o lançamento oblíquo no sentido vertical, utiliza-se a fórmula da Equação de Torricelli:
Desse modo, pode-se utilizar a expressão H=gt22 H = g t 2 2 :