O Evangelho segundo João, capítulo primeiro e versículo décimo segundo, declara: “Mas todos quantos o receberam (O Verbo – Jesus Cristo) deu-lhes o poder de serem filhos de Deus; aos que crêem no seu nome.”. Percebe-se por essa declaração bíblica que nós, seres humanos, nos tornamos filhos de Deus por adoção.
O próprio Espírito se une ao nosso espírito para testemunhar que somos filhos de Deus. E se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, pois sofremos com ele para também com ele sermos glorificados” (Rm 8, 9-17).
A Bíblia diz que os filhos de Deus são todos aqueles que nasceram de novo, foram justificados e adotados por Deus à sua família por intermédio de Cristo (João 1:12; 3:5-8; 11:52; Romanos 8:16; 1 João 3:1-10). Isso significa que ninguém nasce como filho de Deus.
Em Salmos 55, versículo 22, está escrito assim: “Confia os teus cuidados ao Senhor e ele te susterá, jamais permitirá que o justo seja abalado”.
1 João: 3. 2. Amados, agora somos filhos de Yaohu (Deus) e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.
De acordo com a maioria dos estudiosos cristãos, a expressão se refere ao relacionamento entre Jesus Cristo e Deus, assim como ao relacionamento experimentado por todos os crentes fiéis a Jesus (cf. ... João 1:12).