O SAC – Sistema de Amortização Constante é uma das formas de pagamento das parcelas de um financiamento. A principal característica desse modelo é a prestação decrescente, ou seja, inicia com valor maior e, a cada mês, tem valor menor.
O sistema de amortização constante (SAC) é uma forma de amortização de um empréstimo por prestações que incluem os juros, amortizando assim partes iguais do valor total do empréstimo.
A prestação de qualquer financiamento é composta basicamente por dois valores: juros e amortização. É a amortização que realmente está fazendo sua dívida ser paga mensalmente. Os juros são apenas a remuneração de quem lhe emprestou o dinheiro. No sistema SAC o valor da amortização é sempre constante.
E para calcular o valor da amortização de uma parcela pelo método SAC, é preciso dividir o valor total da dívida pelo número de meses de parcelas. Assim, se obterá o montante das amortizações e somar os juros.
Para utilizar a planilha SAC basta preencher os campos amarelos com o valor do financiamento, prazo de pagamento a taxa de juros. A planilha irá calcular automaticamente o valor dos juros, o valor da amortização e o valor da prestação do seu financiamento.
Para iniciar a tabela Price vamos começar com a primeira linha somente tendo o valor do saldo devedor, que é igual a célula H1. O próximo passo é começar pelo pagamento, pois esse valor será constante. Para isso vamos utilizar a fórmula PGTO do Excel. Essa é a fórmula para calcular o pagamento.
Tabela Price (Sistema Francês de Amortização) e SAC (Sistema de Amortização Constante) são formas de amortização de financiamento a longo prazo, pagas ao banco ou à construtora na hora de financiar a compra de um imóvel.
Não precisa ser um expert da economia para deduzir, como bem sugere sua denominação, que um financiamento com prestações fixas é aquele no qual o valor da parcela não se modifica durante o prazo do financiamento. Ou seja: as parcelas não aumentam ou diminuem.
E depois das mudanças do rotativo do cartão de crédito, parcelar a fatura se tornou ainda mais vantajoso, porque agora o uso do rotativo está limitado a 30 dias. Com o parcelamento, é possível dividir a dívida em até 2 anos (24 meses).
A amortização é feita da seguinte forma: cada vez que você paga uma parcela a mais, ela é descontada do final do financiamento e não da próxima parcela. Imagine, por exemplo, que você está na 28ª prestação de um financiamento feito em 48 vezes. E, com o dinheiro extra, você decide adiantar outras 10 parcelas.
BV Financeira: antecipar sua parcela