-1,8 °C
Gelo e sal
Use um recipiente de cor clara. As cores claras absorvem menos calor, evitando que o gelo derreta mais rapidamente. Um cooler ou balde de gelo de náilon ou isopor deixarão o gelo fresco por ao menos um dia. Um recipiente plástico poderá mantê-lo em boas condições durante a noite.
1- Separe forminhas resistentes ao calor;
É possível fazer uma bolsa de gelo com duas partes de água e uma parte de álcool. O álcool evita que a água congele completamente. Para começar, misture os dois ingredientes em uma tigela. A medida duas partes de água e uma parte de álcool quer dizer que, a cada duas unidades de água, deve-se acrescentar uma de álcool.
Como gelar? Coloque o gelo em um isopor, para cada saco de gelo, coloque 2 litros de água, meio kg de sal e meia garrafa de álcool. A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais pra derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor.
O álcool tem um papel semelhante: derrete o gelo “roubando” calor e diminui ainda mais o ponto de congelamento. É usado porque quando a temperatura ficar abaixo de -9 ºC, o sal perde um pouco do efeito, mas o álcool não.
Como fazer:
como fazer
Encha uma bandeja de cubos de gelo com água e deixe-a flutuando no recipiente com água salgada dentro do congelador. O resultado será um cubo de gelo forte e sem rachaduras (sem que regiões de água tenham se formado dentro dele durante o processo).
Para fazer gelo seco, inicie pegando o extintor ou o tanque de gás carbônico e deixe-o em pé em cima de uma mesa, que esteja na altura do seu tronco, visto que é necessário ter controle total sobre o equipamento.
Coloque algo entre 2 kg e 4 kg de gelo seco na água. Despeje o gelo na água quente utilizando pegadores. Normalmente, 450 ml de água produzirão fumaça suficiente para dois a três minutos. Temperaturas mais elevadas produzirão mais fumaça, mas também esgotarão o gelo mais rapidamente.
A não ser que você não tenha paciência para seguir todos os passos: adicionar 440 gramas de bicarbonato de sódio, meio litro de vinagre, deixar descansando por uma hora, adicionar 100 ml de água e cozinhar lentamente até que se torna uma mistura uniforme.
Cultive estalactites e estalagmites
Pode comer gelo seco? Nem pensar! Mas de jeito nenhum mesmo! Por ser tão frio, ele queimará o seu esôfago, além de congelar o seu estômago ou perfurá-lo.
Mergulhe um pequeno balão para fazer "ar líquido". Use um que caiba no seu recipiente. O balão começará a encolher e você notará um líquido dentro dele. Para transformar o "ar líquido" dentro do balão em gás de novo, coloque-o em uma área quente para que as partículas se movam mais rápido e expandam.
O nitrogênio líquido é usado como refrigerante, tanto para o congelamento de produtos alimentícios como para o transporte de alimento, também é usado como meio de resfriamento no transporte de órgãos para transplante e na conservação de sêmen para inseminação artificial do gado, já que garante uma temperatura de 190º C ...
Os processos de remoção de nitrogênio da água são normalmente baseados na oxidação biológica (nitrificação – denitrificação). Outra opção para retirada do nitrogênio amoniacal, é a retirada por arraste com ar em torres de “stripping” (arraste) com pH controlado.
É extraído do ar atmosférico por liquefação fracionada. Ele apresenta uma cor azulada e é fortemente paramagnético. Nas CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão), o oxigénio torna-se líquido à temperatura -182,96 °C (ponto de ebulição) e seu ponto de fusão a −222,65 °C).
obtenção do oxigênio O oxigênio é obtido industrialmente por dois processos: eletrólise e destilação fracionada do ar. A eletrólise ocorre pela passagem de corrente elétrica na água. O processo torna-se inviável economicamente por causa da energia elétrica que é de custo alto.
Podemos separar o oxigênio do ar através de métodos especiais. Você deve estar lembrado de que o oxigênio pode ser obtido também por eletrólise da água. Com a ajuda da corrente elétrica, conseguimos decompor a água em dois gases: oxigênio e hidrogênio. O oxigênio puro tem muitas utilidades.
Oxigênio. O oxigênio pode ser obtido tanto através da eletrólise da água quanto da destilação fracionada do ar. Porém, este último é o mais utilizado devido à sua viabilidade econômica.
O oxigênio é uma necessidade básica para todos os seres humanos. O ar que respiramos contém 21% de oxigênio. Essa quantidade é suficiente para pessoas com pulmões saudáveis e para muitas com doença pulmonar.