Vale salientar que as articulações sinoviais podem ser classificadas de acordo com a capacidade de movimentação que possuem. Se elas se movem em apenas um eixo de rotação, recebem o nome de uniaxiais; se possuem dois eixos, são chamadas de biaxiais; e se possuem três eixos, recebem o nome de poliaxiais.
Além da presença deste líquido, as articulações sinoviais possuem três outras características básicas: cartilagem articular, cápsula articular e cavidade articular.
A articulação sinovial inclui os joelhos, a coxofemoral e a articulação temporomandibular (que une o crânio e a mandíbula), dentre outras. As superfícies articulares dos ossos são protegidas por uma cartilagem do tipo hialina, que confere resistência à superfície articular.
De acordo com o movimento, as articulações sinoviais podem ser classificadas em uniaxial, biaxial e poliaxial. - Uniaxial – Permite apenas um eixo de rotação.
Podem ser sinoviais, fibrosas ou cartilagíneas. A coluna vertebral é um exemplo de articulação semi-móvel. O crânio é um exemplo de articulação imóvel. O joelho é um exemplo de articulação móvel.
Veja abaixo como diferenciar cada caso.
Lesões traumáticas: contusões, lacerações e pelo estiramento muscular. Lesões atraumáticas: cãibras e dor muscular tardia. Lesões parciais: acometem parte do músculo. Lesões totais: abrangem a totalidade do músculo e acarretam deformidade aparente, causa assimetria e perda da movimentação ativa.
Por se tratar da maior – e mais vulnerável – articulação do corpo humano, o joelho é a região anatômica que sofre lesões com maior frequência. “Qualquer pessoa, desde criança, pode ter facilidade em causar uma lesão no joelho, então, a prevenção é importante.
Você sabe quais são os tipos de lesões que podem afetar o esqueleto humano? Quem é atleta ou pratica esportes com frequência, já está bem-acostumado a sofrer com essas complicações ortopédicas....Acompanhe a leitura e fique por dentro!
As lesões ósseas pseudotumorais são lesões não neoplásicas que simulam tumores ósseos. É importante o seu conhecimento porque podem ser confundidas com tumores ósseos e receberem tratamento excessivo ou inadequado.
Agudas: são as feridas recentes e que estão nas camadas mais próximas à superfície (epiderme e derme)....Conheça alguns deles:
As fraturas são lesões nos ossos que causam a interrupção da continuidade dessas estruturas. Podemos classificá-las em dois tipos principais: fratura exposta e fechada. As fraturas podem ser definidas como uma interrupção da continuidade do osso.
Principais tipos de fraturas
Assim, para fazer a imobilização deve-se:
Imobilização membro superior com lenços. Um socorrista ajusta sob tração mas comodamente o braço a uma tala de madeira almofadada, lateralmente, com o antebraço fletido para a frente do corpo. O outro socorrista aplicará as ligaduras, imobilizando o braço contra a tala e depois contra o tórax, apoiando o antebraço.
Significado de Imobilização substantivo feminino Ação de imobilizar ou imobilizar-se; o resultado dessa ação: a imobilização do corpo. [Direito] Elemento do ativo de uma empresa (edifícios, terrenos, máquinas e materiais, patentes, fundos de comércio etc.).
A imobilização deve tentar manter a parte afectada, normalmente um membro, na mesma posição em que se encontra, não se devendo tentar recolocar os segmentos ósseos em caso de fractura com deslocação.
É o processo biológico onde uma substância orgânica (restos vegetais e animais) é convertida em uma substância inorgânica disponível para a planta. Imobilização: É o processo biológico onde a biomassa microbiana retém substâncias químicas complexa do solo para si, ficando temporariamente indisponível para as plantas.
9 sinônimos de imobilizar para 3 sentidos da palavra imobilizar: 1 deter, sustar, suster, emperrar. 2 estacionar. 3 paralisar, parar, petrificar, reter.
Mobilizar significa colocar em ação (recursos, pessoas); convocar, recrutar; ato que resulta em uma mobilização. Importa também mobilizar e informar a sociedade. Isso é um pretexto para mobilizar as suas tropas contra o estado. Imobilizar significa fazer parar; tornar(-se) imóvel; não deixar progredir; paralisar.
1 instilando, inserindo, introduzindo, infiltrando, inoculando.
1. Representar ou figurar por símbolos. 2. Exprimir simbolicamente.