- Diante de palavras femininas: - Diante da palavra "moda", com o sentido de "à moda de" (mesmo que a expressão moda de fique subentendida): ... O jogador fez um gol à (moda de) Pelé.
A crase não deve ser empregada junto a nomes próprios. ... Quando houver um termo regente da preposição "a" antecedendo um nome próprio do tipo apontado acima o acento grave indicativo do fenômeno da crase não é admitido, exceto se houver alguma relação de proximidade como o mesmo.
Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.
Quando vamos, sempre vamos a algum lugar. O verbo IR pede a preposição “a”. ... Isso significa que você “VAI À BAHIA” (=preposição “a” do verbo IR + artigo definido “a” que antecede a Bahia) e que você “VAI A BRASÍLIA” (=sem crase, porque só há a preposição “a” do verbo IR).
Vou à (a preposição + a artigo) academia. ... Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.
As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.
Significado de Quanto Que grau ou proporção de: quanta saudade havia em suas palavras. Cada pessoa que; o indivíduo que: contratou somente dois de quantos precisávamos. Em quantidade igual; geralmente acompanhado por "tanto". advérbio Que denota intensidade; que representa quantidade, valor ou número.