Em algumas cidades, as placas trazem a palavra início e término, que indicam a proibição ou não de estacionar a partir do ponto onde a placa está. Quando não está explícita essa indicação, entende-se que toda a área daquela quadra ou quarteirão não permite o estacionamento.
Placa R-6c: proíbe ao condutor parar, ainda que por pouco tempo, mesmo em operações de embarque e desembarque. Placa R-6b: permite ao condutor estacionar na via, trecho ou área regulamentada. Já a placa R-6b permite o estacionamento de veículos na via.
“A regra geral é que a fiscalização de velocidade seja realizada apenas em vias com sinalização de regulamentação de velocidade máxima permitida (placa R-19), de forma a garantir a segurança viária e informar aos condutores dos veículos a velocidade máxima permitida para o local (artigo 6º da Res.
Placa de trânsito - R-16 - Largura máxima permitida. Regulamenta a largura máxima permitida do veículo para transitar na área, via ou pista.
Placa de trânsito - R-3 - Sentido proibido. Informa ao condutor do veículo a proibição de seguir em frente ou entrar na pista ou área restringida pelo sinal.
Placa de Regulamentação - R-17 - Peso Máximo Permitido por Eixo.
Alfândega Determina a presença de uma repartição alfandegária, onde a parada é obrigatória.
Placa de trânsito - R-11 - Proibido trânsito de veículos de tração animal. Informa ao condutor de veículo de tração animal a proibição de transitar, a partir do ponto sinalizado, na área, via, pista ou faixa.
Placa de trânsito - R-20 - Proibido acionar buzina ou sinal sonoro. Informa ao condutor do veículo que é proibido acionar a buzina ou qualquer outro tipo de sinal sonoro, no local regulamentado.
Indicado portanto para. A placa passagem obrigatória indica ao condutor que existe um obstáculo e que a passagem é obrigatoriamente feita à direita/esquerda do mesmo.
A sinalização vertical de regulamentação informa aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias urbanas e rurais. O desrespeito a estes sinais constitui infrações do Código de Trânsito Brasileiro.
Informa ao condutor do veículo que a área, via, pista ou faixa(s) é (são) de circulação exclusiva de ônibus.
R-8A - Proibido mudar de faixa ou pista de trânsito da esquerda para direita. Informa ao condutor do veículo que, no trecho objeto da regulamentação, é proibida a mudança de faixa ou pista da esquerda para direita.
Teoricamente aquele que segue por uma via sem saber se ela é preferencial em relação à outra, deveria partir do princípio que a preferencia é daquele que se encontra à sua direita, e será apenas o fundo da sinalização ou a insistência do outro condutor, além da sinalização horizontal (pintura no piso) que o certificará ...
Indica que a mudança de faixa de tráfego de mesmo sentido) não é permitida. Podem ser também traçadas transversalmente na pista. Duas a duas, paralelamente, delimitam a área de travessia do pedestre.
Não existindo placa que regulamente ou proíba o estacionamento, não é proibido o estacionamento do lado esquerdo na via de sentido único (exceto rodovias). Logo, se não tiver sinalização, em uma via de mão única pode-se estacionar de qualquer lado. Se houver sinalização, apenas no permitido.
Se houver sinalização, apenas no permitido. Nas paradas, operações de carga ou descarga e nos estacionamentos, o veículo deverá ser posicionado no sentido do fluxo, paralelo ao bordo da pista de rolamento e junto à guia da calçada (meio-fio), admitidas as exceções devidamente sinalizadas.