Apesar de ser uma forma de contágio incomum, a onicomicose pode ser transmitida de uma pessoa para outra pelo contato direto. O mais frequente, porém, é a infecção ser transmitida pelo uso de objetos pessoais contaminados, como pentes, escovas de cabelos, lixas, cortadores, tesouras e alicates de unhas.
Olá! Com certeza aconselho a procurar um dermatologista, pois pode ser proveniente de disfunções do organismo, é necessário solicitar exames. Unhas descolando pode ser por causas diversas como trauma por sapatos apertados, infecção fungica, psoriase, líquen plano, falta de nutrientes e vitaminas.
Você pode ir em um Podologo para que ele corte a parte descolada e aguardar o crescimento normal da unha. O problema de não remover essa parte que está descolada, é que você pode sofrer outro trauma nessa área solta e perder a parte da unha que ainda está colada.
Nessa hora, é preciso paciência: o melhor a se fazer é ir cortando a unha machucada à medida que ela cresce. O hematoma vai ser absorvido pelo corpo e sumir aos poucos. Dica: Para evitar que as pontinhas dos dedos fiquem roxas outra vez, use sempre meias e sapatos bem ajustados, para reduzir a pressão sobre os pés.
Siga estes 5 passos simples para higienizar e cuidar do trauma no dedo
A recuperação total demora quanto tempo? A Dra. Gabbi explica que, se houver prejuízo à fábrica da unha, ela pode nunca mais crescer. Mas, em casos mais simples, as unhas das mãos levam cerca de 40 dias para "despontar" e 3 meses para crescer completamente.
Cuidados com o hematoma subungueal:
Hematomas causados por lesões traumáticas normalmente deixam um aspecto arroxeado escuro na região afetada, no caso das unhas das mãos e pés a lesão vai sendo eliminada a medida que as unhas vão crescendo e sendo cortadas, para as mãos o tempo varia de dois a quatro meses e para as pés, no minimo o dobro de tempo que, ...
A unha frágil pode ser herança genética ou um sinal de que está faltando algo no nosso organismo. Por isso é importante descobrir o motivo. Idade, dietas muito restritivas, tempo seco, esmalte sem descanso, umidade e doenças como hipotireoidismo e anemia também podem ressecar as unhas.
A remoção química da unha é feita com uso de cremes que vão afinando gradualmente a lamina da unha, é indicada em casos de unhas muitos espessas e endurecidas, normalmente associada a medicações antifúngicas orais pois somente esse tratamento isolado geralmente é ineficaz para onicomicose ( infecção das unhas por ...
Um hematoma subungueal indolor e pequeno geralmente não requer tratamento. No entanto, a pressão gerada pelo sangue acumulado sob a unha pode ser extremamente doloroso. Para aliviar a dor, o médico pode realizar a descompressão, que permite que o sangue subjacente seja drenado, aliviando a pressão e dor para a área.
As unhas azuladas podem ser causadas por um baixo nível ou falta de oxigênio no sangue, fazendo com que a pele ou membrana abaixo da pele fique com uma cor azul púrpura. Essa condição é conhecida como cianose e normalmente é um sintoma comum quando se está num ambiente frio, por exemplo.
Como tratar mancha escura na unha O tratamento varia de acordo com a causa. Sendo assim, se a mancha foi provocada por uma micose, são prescritos antifúngicos de uso tópico ou oral. “A substituição do fármaco costuma resolver a melanoníquia medicamentosa”, diz o Dr. Hirata.
Também pode ser uma sequela de micose ou indicar uma micose em atividade. Em resumo: se surgir uma linha ou listra escura em uma única unha é melhor procurar o médico para ser examinado. Esse tipo de problema pode ser o melanoma da unha, um tipo agressivo de câncer de pele.
A unha preta pode ter várias causas. A mais comum é ser por traumatismo (batida, pisão, queda de algum objeto sobre o dedo). Neste caso, só resta esperar para que a unha vá crescendo naturalmente e absorva este sangue extravasado, por baixo da unha.
Principais sintomas
Manchas nas unhas podem sinalizar que alguma coisa não vai bem com a sua saúde. A linha escura na unha surge por dois motivos: pelo aumento da produção de melanina na matriz da unha (estrutura que produz a unha e fica logo antes da base dela) ou pela proliferação de melanócitos, as células que produzem melanina.
O tumor glômico é uma lesão benigna que se desenvolve a partir de uma estrutura neuromioarterial existente na pele, o glomo, cuja função é regular a circulação sanguínea e a temperatura corpórea, constituído por uma arteríola aferente, um vaso anastomótico chamado canal de Soucquet-Hoyer, envolto por fibras musculares ...
Melanoníquia é a coloração do marrom ao negro da lâmina ungueal. Para alguns autores, toda melanoníquia é causada por depósito de melanina;l1,4 outros incluem nessa definição também a pigmentação produzida por lesões não melanocíticas, tais como hematoma subungueal e onicomicose.
Qualquer tipo de mancha branca nas unhas é chamada de leuconíquia focal. Quando as marquinhas aparecem em pequenos pontinhos brancos, possivelmente foram causadas por traumas que passam desapercebidos, como pancadas no momento de empurrar a cutícula ou por alergias a esmaltes ou produtos, como detergente e sabão.
A micose de unha é uma infecção comum, causada por fungos que se alimentam da queratina, proteína que compõe a maior parte da unha. Se não tratado, o processo infeccioso pode se espalhar por toda a unha, e até mesmo para outras unhas, tornando o tratamento mais difícil.
As formas mais comum para pegar uma micose incluem:
O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos.
Pode-se pintar as unhas quando se tem uma onicomicose? Não é recomendável, pois os fungos gostam de ambiente úmido, aquecido e escuro para de proliferar. O uso do esmalte vai impedir que a luz atravesse o corpo da unha.
Na pele a micose provoca manchas e algumas vezes coceira e descamação, enquanto a onicomicose é assintomática e só é percebida por causar deformidades, prejudicando a aparência das unhas.
Na aplicação de Fungirox® esmalte para unhas basta molhar o pincel uma única vez, mergulhando-o no frasco e aplicando o esmalte aderido às finas cerdas do pincel sobre todas as unhas doentes. Forma-se então uma fina camada de esmalte sobre a superfície da unha com micose.