O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e contribui para o reequilíbrio do pH vaginal. Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre de maçã com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos.
Na maioria dos casos, esse corrimento, que em geral apresenta mau cheiro, é tratado com dois comprimidos de secnidazol 1 g em dose única.
Bactérias. Infecções bacterianas podem causar corrimento vaginal branco. A vaginose bacteriana é uma da principais causas, tendo como agente infeccioso a bactéria a Gardnerella vaginalis e a Gardnerella mobiluncos, que traz, além do corrimento pastoso, coceira, queimação ao urinar e cheiro desagradável.
Após a relação sexual, é comum a mulher ficar com o odor do esperma. Neste caso, o ginecologista garante que “não há nada de errado” e o cheiro desaparece em pouco tempo. Resumindo, Giraldo lembra que mau cheiro e corrimento constante são sinais de alerta. Nestes casos, é importante procurar o ginecologista.
O odor desagradável pode ser resultado da higiene inadequada, consumo de determinados alimentos ou alterações do metabolismo. O mau cheiro pode existir nas axilas, pés, na urina, na expiração ou no couro cabeludo. “O odor mais comum é o fisiológico que exala quando uma pessoa sua e percebemos um cheiro diferente.
Isso porque tanto a secreção fisiológica vaginal como o sangue proveniente da descamação da parte mais interna do útero se misturam. “O sangue da menstruação pode ter sofrido processo de necrose e decomposição dando-llhe um cheiro próprio.
Candidíase. Como é o corrimento: não apresenta odor. É espesso (com aparência leitosa), de cor branca e costuma vir acompanhado de coceira e ardor.
Quando o corrimento vaginal apresenta alguma cor, cheiro, consistência mais espessa ou diferente do costume, pode indicar a presença de alguma infecção vaginal como candidíase ou tricomoníase ou a presença de alguma doença sexualmente transmissível como gonorreia.
Associado à mudança de cor, é comum que o corrimento se torne mais grosso e surja um odor fétido e forte, semelhante ao cheiro de um peixe cru, além de outros sintomas, como coceira, vermelhidão e ardência ao urinar.
Corrimento com coceira Não requer qualquer forma de tratamento, mas apenas os cuidados habituais para a higiene íntima, de preferência com sabonetes neutros ou glicerinados.
Como saber se estou perdendo líquido amniótico