O professor deve selecionar um vídeo sobre animais mamíferos para assistir junto com as crianças. Depois de assisitirem ao vídeo, listar o nome de todos os animais observados nele, que elas consideram que sejam mamíferos.
Os mamíferos normalmente deslocam-se com o auxílio dos seus membros; os peixes com as barbatanas; a maioria das aves e alguns insetos com as asas; muitos protozoários com cílios ou flagelos, ou ainda por movimentos ameboides, ou seja, modificando a forma do seu corpo, como a ameba.
Mamíferos são animais que apresentam duas características marcantes: as presenças de pelos no corpo e de glândulas mamárias, as quais produzem leite. Mamíferos são animais vertebrados, pertencentes à classe Mammalia, que se destacam pela presença de pelos e pela produção de leite.
Quase todos os filhotes de mamíferos nascem diretamente do corpo da mãe e em estágio avançado de desenvolvimento, ou seja, já nascem com uma forma semelhante à que terão quando forem adultos. Enquanto o filhote está se desenvolvendo dentro do útero materno, recebem nutrientes e oxigênio, através da placenta.
A gestação dura entre 12 e 13 dias, sendo que os filhotes nascem ainda na forma de embrião, com aproximadamente 1 cm de comprimento e pesando 2 g. Em cada ninhada nascem de 10 a 20 embriões, que completam seu desenvolvimento dentro do marsúpio da fêmea, maior que a dos outros marsupiais, por aproximadamente 70 dias.
Como Nascem Os Cachorros
→ Reprodução | Como nascem os filhotes da ariranha? ... A gestação da ariranha dura cerca de 60 dias e pode nascer de um a cinco filhotes a cada ninhada. A fêmea dá a luz aos filhotes no interior de tocas. As ariranhas alimentam-se, principalmente, de peixes.
A ariranha tem hábitos diurnos e alimenta-se preferencialmente de peixes, podendo estar incluídos também em sua alimentação crustáceos, moluscos e pequenos vertebrados, como alguns mamíferos, aves e répteis. A ariranha habita ambientes de água doce e suas margens.
A ariranha é um dos animais que sofre com o risco de extinção. A principal causa é a perda de seu habitat. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), o estado de conservação da ariranha está na categoria “em perigo”. ... Animais em Extinção na Floresta Amazônica.
Existem, atualmente, menos de cinco mil animais vivendo em seu habitat natural.
Animal da América do Sul que vivem em água e terra A ariranha é um animal mamífero e carnívoro encontrado nas bacias dos rios amazônicos e em pantanais. Também chamado de onça-d'água, lontra gigante e lobo do rio, ela integra a família dos mustelídeos. O animal é semiaquático, ou seja, vive na água e na terra.
Já ouviu falar da “onça-d'água”? Ou então da “lontra gigante”? Pois saiba que esses dois nomes se referem à ariranha (Pteronura brasiliensis), uma espécie de mamífero bem carismático. ... Infelizmente trata-se de uma espécie em perigo, e a principal ameaça à sua sobrevivência é o desmatamento e a destruição do seu habitat.
Em condições de escassez, os grupos caçam pequenos jacarés e cobras, que podem inclusive ser pequenas sucuris. No seu habitat, as ariranhas adultas são predadores de topo da cadeia alimentar.
A onça-pintada é um superpredador, o que significa que está no topo da cadeia alimentar, e praticamente, seu maior predador é o ser humano. Entretanto, filhotes podem ser mortos por outras onças, jacarés e grandes cobras da família Boidae.
2. Ariranha. Gíria nova que uma determinada emissora de TV carioca quer "jogar" no povão através de suas "tramas novelísticas" (duplo sentido) para no mínimo medir o acesso destas (a gíria e a novela) na cultura brasileira.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Zool Serpente não peçonhenta da família dos colubrídeos ( Spilotes pullatus ), encontrada da Costa Rica ao Paraguai e Argentina, de cor pardo-amarelada com desenhos azuis, que chega a alcançar 3 m de comprimento; araboia, cainana, cobra-tigre, iacaninã, papa-ovo, papa-pinto.
A primeira delas é o tamanho, as ariranhas são maiores que as lontras, podem medir até 1,80 metros de comprimento, incluindo a cauda, e pesam cerca de 35 Kg. ... Outra diferença é que o hábito e o habitat delas são diferentes, a ariranha é diurna e a lontra é mais noturna.
1,1 mAdulto
Essa espécie ocorre em vários locais do Brasil, sendo encontrada em regiões onde há ambiente aquático disponível, como rios, lagoas e riachos, uma vez que esse animal apresenta hábitos semiaquáticos.
24 kgAdulto
Mamíferos carnívoros, ambos se alimentam de peixes, principalmente piranhas e traíras. Na literatura, há indicações de que somente uma lontra, ou uma ariranha, pode dar prejuízo de cerca de 15 quilos de peixes por dia.