A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. ... Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável.
Dentre as estratégias para enfrentar a crise de água, destacam-se a dessalinização da água do mar, a transposição de rios, a água de reúso e a conscientização da população.
12 dicas para lidar com a falta de água
Várias são as soluções apontadas:
Medidas de promoção da sensibilização pública, tais como a rotulagem ecológica, a certificação ecológica ou programas de educação ambiental nas escolas, são essenciais para promover uma utilização sustentável da água. O problema das fugas nos sistemas de abastecimento de água deve ser resolvido.
Cerca de 80 % da utilização dos recursos hídricos na Europa (abastecimento público e outras utilizações) provém das águas superficiais interiores e das águas subterrâneas, o que torna estas origens extremamente vulneráveis às ameaças colocadas pela sobre-exploração, pela poluição e pelas alterações climáticas.
10 medidas que o governo precisa tomar para garantir água aos pobres na pandemia
Guilherme Braziel, consultor da Nautika, listou alguns cuidados fundamentais para evitar problemas de saúde.
E com apenas 5 passos:
As atitudes para isso são:
Juntas, a Bacia e a Floresta Amazônica colaboram com a estabilidade do clima e da temperatura em todo o mundo e com a regulação do sistema de chuvas que abastece diversas partes do nosso país. ... A Amazônia abriga a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do mundo.
A floresta amazônica é fundamental para impedir o avanço das mudanças climáticas. Seus rios respondem por quase um quinto da água doce que deságua nos oceanos, e a umidade de parte da Bacia Amazônica atinge e regula o clima de países como a Argentina e Uruguai.
Porque, ao longo dos anos, ela vem sendo desmatada, sofrendo incêndios e alguns animais sendo caçados. Se um dia a Floresta Amazônica for extinta, perderemos inúmeros recursos, como a biodiversidade, pesquisas de medicamentos, fauna e flora, sem contar que os indígenas que moram lá ficaram sem casa e os animais também.
Resposta. Resposta:Conecte-se com ações que reverberem para a Amazônia. Apoie movimentos a favor da Amazônia, seja participando como voluntário, doando recursos, assinando petições, participando de manifestações e dando voz aos movimentos. ... Informe-se e fale sobre a Amazônia.
A região Amazônica concentra 20% da água doce do planeta. A manutenção de florestas nas margens de rios evita erosões, assoreamentos e garante alimento para vários organismos aquáticos. ... O sombreamento da floresta mantém sua umidade e a protege contra os incêndios.
As plantas da Amazônia contribuem para um meio ambiente sadio pelo fato de ter uma grande biodiversidade que acarreta na sustentabilidade natural e manutenção de equilíbrio ambiental no planeta. O próprio material orgânico produzido pelo local contribui para o equilíbrio da região.
No século 19, a Amazônia estava composta principalmente por indivíduos miscigenados (índios, brancos e negros), os quais deixaram de concentrar seus esforços na coleta de produtos naturais e na agricultura para viver em função do grande do ciclo econômico da borracha.
Estima-se que até 80% das áreas desmatadas da Amazônia sejam utilizadas como pasto. Um dos impactos ambientais mais conhecidos da atividade pecuária é a emissão de gases poluentes causadores do aquecimento global, fenômeno que contribui para o aumento da temperatura média da Terra.
Essenciais para o controle de temperatura e diminuição de Gases de Efeito Estufa (GEE), as florestas são de grande importância para conter a velocidade das mudanças climáticas. ... “Parte significativa das emissões de carbono no mundo está, de alguma forma, ligada a florestas, e as soluções também estão nelas.