Em uma panela adicione o feijão e o cubra com água, deixe-o cozinhar até que a água ferva, em seguida escorra toda a água da fervura e o cubra com outra água limpa. Isso é necessário para tirar o amargo excessivo do feijão guandu e consiste em uma das principais partes de uma boa receita com esse tipo de feijão!
Depois é só escorrer, colocar em saquinhos e colocar na geladeira, no congelador ou no freezer. Na hora que for utilizar nem precisa descongelar é só colocar direto na panela com o tempero. Se você tiver freezer pode congelar ele cru também. A dica é limpar bem.
Uma forma bastante agradável de debulhar grandes quantidades de feijão-guandu. Basta secar no sol e ir pisando de leve, que as vagens vão abrindo. E os onipresentes carunchos vão fugindo. Daí, é colocar num vidro bem fechado com cinzas de fogueira.
Apesar de menos comum que o carioca, o guandu também protagoniza a dieta dos brasileiros em certas regiões. ... Estamos falando do feijão guandu. Também conhecido como andu, ele é encontrado com frequência em partes dos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.
Benefícios do guandu
Observações: Considerada pela população como planta para ” levante de sangue”.
Além de baixar o nível de glicose no sangue, o guandu também equilibrou as taxas de colesterol e triglicerídeos (gorduras), de creatinina e de uréia (indicadores do funcionamento do metabolismo das proteínas). Tudo isso sem efeitos colaterais, a não ser que sejam ingeridos em excesso, dizem os pesquisadores.
Afinal, o que é guandu e quais seus principais benefícios?
Deve-se ressaltar que a folha de qualquer outra hortaliça é incluída na alimentação humana como complemento de fibras, vitaminas e minerais. Assim, as folhas de feijão não seriam importante fonte protéica, mas, essencialmente, de fibras e minerais.
O chá de folha de algodão é diurético, ajuda na digestão e no funcionamento do intestino. Além disso, regula o ciclo menstrual. O algodão é uma planta subtropical e utilizada em todo o mundo.
O feijão cresce dentro de vagens, que costumam ter entre 7 e 20 centímetros de comprimento e podem ser de diferentes tonalidades de verde, amarelo, vermelho e roxo. Muitas vagens são duras demais para serem comidas, por isso os grãos são retirados de dentro delas.
O chá de maracujá ou infusão é umas das opções que pode ser preparado com folhas secas, frescas ou trituradas da planta, e pode ser usado para o tratamento da insônia, dores menstruais, dores de cabeça causadas por tensão ou para tratar a hiperatividade em crianças.
Muitos dos benefícios a seguir estão na casca ou entrecasca do alimento, que normalmente é consumida em forma de farinha.
Cientificamente comprovado, o poder de cura da folha do maracujá é utilizado como tratamento contra ansiedade e depressão. A toxina existente na folha do maracujá, em contato com o sistema nervoso central, tem poder calmante e relaxante muscular.
O suco de maracujá é um excelente remédio caseiro para acalmar, pois possui propriedades sedativas que ajudam o indivíduo a relaxar. Mas, beba no máximo 2 copos de suco de maracujá diariamente, pois as propriedades sedativas da fruta podem baixar a pressão arterial.
A Flor de Maracujá significa a Paixão de Cristo, por isso, é também conhecida como “Flor da Paixão”. Quando os missionários europeus chegaram à América, se encantaram com a exuberância da flor e associaram de imediato alguns dos seus elementos ao calvário de Cristo.
Para fazer o suco basta bater no liquidificador 1 maracujá, 1 copo de água e mel para adoçar. Coar e tomar a seguir. Se tomar este suco diariamente após as 17 horas verá uma melhora na qualidade do sono em poucos dias.
Suco de maracujá não dá sono. Na verdade, o maracujá é uma fruta associada ao relaxamento e ao sono porque ela tem realmente um efeito calmante relacionado à passiflora, nome medicinal da planta maracujá.
A Academia Americana de Pediatria recomenda que os sucos de frutas sejam dispensados da dieta das crianças com menos de um ano de idade por conta da quantidade excessiva de açúcar.
6 benefícios do maracujá que vão além do efeito calmante
Ele contém alcaloides e flavonoides, substâncias que agem no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares. “Por isso ajudam a combater a ansiedade, a depressão e os distúrbios do sono”, esclarece Paula Fernandes Castilho, especialista também em fitoterapia.
Frutas (maçãs sem casca, caju, goiaba, banana-prata, pera sem casca, maracujá, limão, pêssego); Água de coco, bebidas isotônicas, água filtrada ou fervida; Sucos (limão, maçã cozida, caju, goiaba coado);
Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).
Dê preferência a frutas como maçã, banana, goiaba e caju, que são ricas em elementos que ajudam a interromper o problema. "Se a diarreia vem acompanhada de febre, a pessoa deve procurar assistência médica, pois pode haver a necessidade de controle com antibióticos além dos cuidados alimentares".
4. Limão. O limão tem propriedades que podem influir positivamente sobre o sistema digestivo. No caso de diarreia o limão pode ser consumido em fatias, tal como o próprio fruto, ou sob forma de suco, que pode ser diluído em água ou espremido em chá de ervas.
Neste caso, frutas como romã, goiaba e maçã trazem propriedades que podem amenizar o problema. Além disso, se você não consegue sair do trono, a ingestão de sucos e água de coco é fundamental para manter o organismo hidratado. A romã, por exemplo, tem antioxidantes que colaboram para reforçar as defesas do organismo.
Além dela, alimentos como arroz, caldo de carne magra, maçãs sem casca e torradas podem ajudar. Já a laranja e a mexerica necessitam cuidado, pois são frutas que contêm bagaço e são ricas em fibras, e podem interferir na recuperação do funcionamento intestinal saudável nos pacientes com diarreia.
Pão integral, verduras, frituras e outros alimentos gordurosos estão na lista. Se existem alimentos que ajudam a melhorar os episódios de diarreia, também existem os que devem ser evitados. Entre eles estão, os processados, os gordurosos, os apimentados, as frituras e os doces.