Quem sofre de gota deve evitar carnes, frango, peixes, mariscos e bebidas alcoólicas, pois esses alimentos aumentam a produção de ácido úrico, substância que se acumula nas articulações e que causa a dor e o inchaço típicos da doença.
2. Remédios caseiros
Alimentos proibidos para gota
A crise aguda de gota pode ser controlada com o uso de colchicina, antiinflamatórios ou a associação de ambos com alívio em geral após 2 horas da dose inicial. Essas medicações devem ser usadas sempre sob prescrição médica e com cautela em pacientes com insuficiência renal, hipertensão, ulceração péptica ou gastrite.
O melhor é prevenir a gota Fatores como o sobrepeso, o sedentarismo, o uso de bebidas alcoólicas, principalmente vinho tinto e cerveja, e uma alimentação com abundância de alimentos ricos em purina podem levar ao surgimento desta doença ou outro problema de saúde resultante da hiperuricemia.
O alopurinol não deve ser iniciado durante uma crise de gota, pois há risco de agravamento do quadro. Porém, se o paciente já faz uso do alopurinol e ainda assim apresenta uma crise de gota, a dose deve ser mantida até a resolução do quadro.
Gota não contraindica a ingesta de ovos, quem tem gota deve evitar o excesso de ingesta proteica, como excesso de carnes e ovos para todas as pessoas independentemente de terem gota ou não são até 4 ovos ao dia se não houver danos renais.
Se o ácido úrico não é eliminado de forma adequada pode causar acúmulo da substância no sangue, levando ao quadro de hiperucemia. Arroz, batata e MACARRÃO.
cereais integrais, arroz, painço, aveia, pipoca; aproximadamente três litros de líquidos/dia (para aumentar a excreção de ac. Úrico e reduzir possibilidade de cálculo renal); alimentos ricos em ác.
Os seguintes alimentos são permitidos: leite, queijo branco e iogurtes desnatados (melhoram a eliminação do ácido úrico), vegetais e hortaliças (couve, repolho, alface, acelga, agrião, alho, feijão verde, abóbora, cenoura, nabo); pães brancos, biscoitos de água e sal, bolos secos; frutas (maçã, laranja, pêra, morango, ...
O que se sabe, é que quem toma café tem menor índice de ácido no corpo, mas ainda não se tem um resultado consistente sobre o que, de fato, causa esse efeito. Porém, pessoas que têm restrições ao consumo de café ou cafeína, devem continuar evitando a bebida.
O consumo exagerado de alimentos ricos em proteína, como carnes vermelhas, frutos do mar e peixes aumenta as chances do ácido úrico elevado, assim como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, tanto pelo aumento da produção de urato quanto pela redução da sua eliminação, e ainda o consumo de alimentos ricos em ...
O suco de melancia é um ótimo remédio para combater o ácido úrico elevado porque ela é diurética e quando associada à água de coco ela se torna ainda mais eficaz.
Quanto maior foi o teor do cacau no chocolate melhor será essa atividade antiinflamatoria. Não tem problema em consumir chocolate em pequenas quantidades para quem tem gota. Os alimentos que devem ser evitados são: carnes (principalmente miúdos), refrigerantes, bebidas alcoólicas e frutos do mar.
Alimentos cozidos, a vapor, assados ou grelhados. Alimentos à milanesa, fritos, empanados e folhados. Legumes, verduras e frutas em geral. Preparações calóricas (sarapatel, feijoada, mocotó, dobradinha, acarajé).