Omolocô (Omolokô) é uma religião sincrética praticada no Brasil tendo como base elementos africanistas, espíritas e ameríndios.
Ramificações
Umbanda Almas e Angola (traçada) É também o resultado de transformação (umbandização) de antigas casas de Almas e Angola. Existe um forte sincretismo entre os Orixás e os santos católicos vinculados às tradições africanas, principalmente as do Almas e Angolas.
A Umbanda Branca é aquela que mais conservou as características da Umbanda que iniciou a religião em 1908, mas isso não quer dizer que ela é melhor do que as outras.
As 7 Linhas de Umbanda – Meu Pensamento:
Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.
As crenças da umbanda misturam elementos de candomblé, espiritismo kardecista e catolicismo. É uma religião monoteísta, centrada na figura de um deus único e onipresente chamado Olorum. Mas existem também outras divindades, conhecidas como orixás, e guias espirituais (as entidades).
Por ser uma religião sincrética, a umbanda acredita na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè), mantém uma relação de crença em relação aos orixás, porém diferente da crença candomblecista.
É uma região onde líderes espirituais, tanto da Umbanda quanto do Candomblé, se reúnem para realizar suas cerimônias religiosas.
Olorum
Significado de Macumba substantivo feminino Nome comum de cultos afro-brasileiros, de origem nagô, cujas influências africana, católica, espírita, ocultista e ameríndia determinam seus rituais. Ritual utilizado nesses cultos: fazer macumba. [Por Extensão] Oferenda que se coloca em encruzilhadas; despacho.
Oferenda, nas religiões afro-brasileiras, é um sacrifício ritualístico, em que, assim como em outras religiões, os praticantes se desfazem de um bem material em homenagem a um orixá ou entidade espiritual. ... Na Umbanda, as oferendas normalmente também são conhecidas por despachos.
O termo é frequentemente usado como uma designação genérica para as religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda, no entanto, este sentido ganhou um teor pejorativo, que prefere-se evitá-lo.
Designação genérica dos cultos afro-brasileiros: 1 babaçuê, candomblé, catimbau, catimbaua, catimbó, pajelança, umbanda, vodu, xangô. Designação genérica para feitiçaria e magia negra: 2 bruxaria, feitiçaria, feitiço, bruxedo, magia, malefício, mandinga, trangomango.
Assim, entidades de esquerda trabalhariam consumindo e absorvendo os desequilíbrios, as viciações, os desvirtuamentos e a negatividade. Enquanto a direita trabalharia reestruturando. Costumam ser relacionados à direita os Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Erês, Marinheiros, Ciganos e outros.
Encruzilhada ou encruza (o cruzamento de ruas de uma cidade), segundo a umbanda, é um lugar onde são feitas oferendas a Exu e Pomba gira. Estas oferendas tem as mais variadas funções, como proteção, prosperidade, descarrego, entre outras e são chamadas de despacho.
Xangô é um orixá que tem o controle sobre os raios e trovões e que também expele fogo pela boca. ... Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.
Santo do raio, do trovão, da justiça e do fogo. Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça.
Na língua africana Iorubá, significa machado de dois gumes. No Candomblé é o poderoso Machado de Xangô. É Zeus na mitologia Grega.
Airá é um Orixá no fundamento de Xangô, considerado um de seus servos de confiança e segundo uma de suas lendas, Airá, tentou instaurar um atrito entre Oxalá e Xangô.
Oiá (em iorubá: Oyá), também chamado Iansã, provém do nome do rio na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger. É uma divindade do fogo, como Xangô, mas também é relacionada ao elemento ar, regendo os raios. ... Iansã quer dizer A mãe do céu rosado ou A mãe do entardecer.
Conheça os Orixás
Obatalá
Iabá ou Aiabá é o termo usado no Candomblé para definir os Orixás femininos como: Oxum, Oiá, Obá, Ieuá, Iemanjá, Nanã e outras.
Xangô, Orixá do fogo e trovão, protetor da justiça. Airá, Usa branco, tem profundas ligações com Oxalá e com Xangô. Obaluaiê, Orixá das doenças epidérmicas e pragas, Orixá da Cura. Oxumarê, Orixá da chuva e do arco-íris, o Dono das Cobras.
O sacerdote escolhe alguém para ser o padrinho de Oruncó, que é a pessoa que vai ouvir o nome do orixá. No caso de um ogã ou uma equede, o orixá que te suspendeu dirá o nome do seu orixá e escolherá o padrinho.
Nomes de alguns caboclos da Umbanda, que trabalham em falanges espirituais, "incorporando" em médiuns nos terreiros.